Filmoteca Acreana exibe Mostra Ingmar Bergman

O Sétimo Selo  representa o auge da genialidade de seu diretor e criador.
O Sétimo Selo representa o auge da genialidade de seu escritor e criador (Foto: Ilustrativa)

A Filmoteca Acreana exibe a Mostra Ingmar Bergman, de 6 a 10 deste mês, com sessões às 19 horas. Fazem parte da programação cinco filmes do cineasta sueco, produzidos de 1946 a 1969. A entrada é franca.

A mostra traz dois filmes que marcam a obra de Bergman: “O Sétimo Selo” e “O Rito”. O primeiro, para muitos, representa o auge da genialidade de seu diretor e criador. Produzido em 1956 foi baseado na peça de teatro “O retábulo da peste”, escrita pelo próprio Bergman, e na sinfonia de Carl Orff, Carmina Burana. O filme foi ambientado num cenário um tanto quanto apocalíptico: a Idade Média europeia, período caracterizado essencialmente pelo caótico e pela destruição, conotados pór meio das Cruzadas e da infestação da Peste Negra.

Já “O Rito”, de 1969, é um dos últimos filmes da fase mais experimental do cineasta sueco ao lado de Persona e da conhecida Trilogia do Silêncio – “Através de um espelho”, “Luz de Inverno” e “O Silêncio”. Na história três atores são interrogados por um juiz. Eles são acusados de encenar uma peça obscena. Durante e entre os interrogatórios, os segredos mais íntimos de todos são revelados. O filme tem a participação especial de Bergman.

“Crise” (1946), “Uma lição de amor” (1954), “A fonte da donzela” (1959), complementam a mostra.

A realização é do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com produção da Biblioteca Pública.

Programação

Segunda-Feira (06/01): “Crise”;

Terça-Feira (07/01): “Uma lição de amor”;

Quarta-Feira (08/01): “O Sétimo Selo”;

Quinta-Feira (09/01): “A fonte da donzela”;

Sexta-Feira (10/01): “O Rito”.