A Mostra Internacional retoma nesta terça-feira, 25, com sessões às 19 horas, na Filmoteca Acreana. O tema são as produções épicas do cinema, que abre a semana com “As Façanhas de Hércules”, protagonizada pelo halterofilista Steve Reeves. Inspirado na Mitologia Grega, o filme narra as grandes aventuras vividas pelo filho de Zeus, o herói Hércules, famoso graças à sua força descomunal. Como penitência por atos cruéis cometidos no passado, ele cumpre tarefas fantásticas rumo a sua redenção.
Na quinta-feira, 27, estará em cartaz o sucesso hollywoodiano “Troia”. Numa missão diplomática, em Esparta, o príncipe troiano Páris se apaixona e rapta a esposa do rei Menelau, a bela Helena de Troia. Enfurecido, o marido abandonado organiza um poderoso exército, com a ajuda do general Agamenon, para vencer os inimigos e recuperar a sua rainha, cujo desfecho está relacionado ao mítico “Cavalo de Troia”. Brad Pitt, Orlando Bloom, Eric Brana e Diane Kruger são algumas das estrelas que integram o elenco.
A produção “Marquise” encerra a programação, com exibição na sexta-feira, 28. Considerada uma das cortesãs mais notórias do reinado de Luís 14, da França, Marquise (Sophie Marceau) foi uma dançarina que conquistou o ilustre René Du Parque (Patrick Timsit), ator principal da companhia de Molière, que acaba pedindo a mão da jovem em casamento. Para aceitar, ela impõe a condição de que também quer atuar no grupo. Porém, acaba fazendo participações apenas com a dança, já que não possuía talento suficiente como atriz.
E foi durante uma dessas apresentações que Jean Racine (Lambert Wilson) a descobriu. Encantado, ele lhe abriu as portas do Palácio de Versalhes, onde a glória, a fortuna e a tragédia lhes aguardavam. “A Filmoteca Acreana participa da ‘2ª Semana da Tradição Oral’ e, por isso, teremos sessões apenas na terça, quinta e sexta-feira”, explica Antônio “Tota” Ballalai, assessor técnico do Departamento Estadual do Livro e da Leitura (Dell) – órgão ligado à Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
Para contadores e escutadores de histórias
A 2ª Semana da Tradição Oral estimula o fortalecimento e a troca de experiências entre os contadores e escutadores de histórias. Motivo? “A oralidade foi e ainda é parte fundamental da maneira de ser do acreano. Portanto, é uma forma recorrente de transmissão de valores, costumes e crenças”, explica a arte-educadora Marília Bomfim, criadora do projeto. A agenda envolve apresentações culturais, rodas de contação de histórias, palestras e oficinas até quinta-feira, 27. (Confira a programação completa no final da matéria).
Como novidade, algumas atividades serão executadas na Biblioteca Pública e na Filmoteca Acreana, além do tradicional Centro Cultural Thaumaturgo Filho, no Manoel Julião. Tudo com acesso gratuito ao público. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), através do Centro de Multimeios, o projeto recebeu o financiamento do governo do Estado, por meio do Edital Cultura e Comunidade, da FEM, e conta com o apoio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e do Departamento Estadual do Livro e da Leitura (Dell).
Programação
Segunda-feira, 24/06
15h – Roda de contação de histórias
Local: Espaço Infantil da Biblioteca Pública
18h – Apresentação Cultural
Palestra de Marcos Vinícius sobre “A Tradição Oral e as Comunidades Tradicionais – Seringueiros e Ribeirinhos”
Local: Filmoteca Acreana
Terça-feira, 25/06
9h – Apresentação Cultural
Palestra com Karla Martins sobre “A Tradição Oral e a Literatura Acreana”
18h – Oficina “As Mil e Uma Noites”, com a ministrante Gislayne Avelar Matos
18h30 – Roda de contação de histórias
Local: Centro Cultural Thaumaturgo Filho
Quarta-feira, 26/06
9h – Apresentação cultural
Palestra “A Tradição Oral Indígena”, com Ninawa Huni Kui, Miguel Guarani M’Bya e Francisca Arara. Mediadores: Eurilinda Figueiredo e Daniel Iberê
14h às 18h – Oficina
Local: Centro Cultural Thaumaturgo Filho
19h30 – Roda de contação de histórias
Local: Espaço Infantil da Biblioteca Pública
Quinta-feira, 27/06
9h – Apresentação cultural
Palestra com Gislayne Avelar Matos sobre a obra “As Mil e Uma Noites”
9h às 12h e das 14 às 18h – Oficina
18h30 – Encerramento
Local: Centro Cultural Thaumaturgo Filho