Evento tradicional, a 12ª edição do Festival Yawa tem início no próximo dia 25 e deve reunir centenas de visitantes do Brasil e do exterior, interessados em conhecer um pouco mais da cultura indígena. A festa será realizada até o dia 29, na Aldeia Nova Esperança, terra indígena Rio Gregório, em Tarauacá, e já faz parte do calendário turístico acreano.
Leia mais Mariri Yawanawá – Festividade expõe uma cultura ativa na Amazônia brasileira |
A ideia de levar o turismo para as aldeias surgiu há mais de dez anos, por iniciativa da própria comunidade. A relação comercial é baseada no fortalecimento das organizações, e a renda é revertida para projetos coletivos.
O secretário de Comunicação, Turismo e Lazer (Secom/Setul), Leonildo Rosas, disse que o Estado é parceiro dos organizadores da festa. “O governo atua como articulador e incentivador das políticas e iniciativas de resgate da cultura. Iniciativas como essas fortalecem as tradições e geram renda para essas comunidades”, afirmou.
Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governo do Estado vem realizando diversos investimentos nas aldeias do Acre. O objetivo é fortalecer o etnoturismo e dotar as aldeias das condições ideais para receber os turistas.
A organização espera receber aproximadamente 800 pessoas para as mais de 100 horas de programação, que procura manter viva a memória do povo Yawanawá, suas danças, rituais, costumes tradicionais e língua. O caráter cultural, espiritual e a identidade étnica do festival proporcionam o fortalecimento da cultura indígena e a aproximação com outras etnias e convidados da sociedade.