Festival Varadouro 2008

Produtores atuantes no Circuito Fora do Eixo participam em Rio Branco da produção do Varadouro


Produtores atuantes no Circuito Fora do Eixo desembarcam esta semana em Rio Branco para participar da produção do Festival Varadouro, um dos mais importantes eventos do gênero no cenário da música brasileira, conhecido por dar visibilidade a bandas acreanas como Los Porongas e Filomedusa.

Os produtores integrarão equipes de atendimento, comunicação, distribuição e sonorização. A proposta é promover a troca de know-how entre os coletivos e produtoras integradas ao circuito, bem como fortalecer a rede de contato, que já conta com mais de quinze núcleos produtores espalhados pelo Brasil.

Esta não é a primeira vez que produtores seguem em caravanas para Estados integrados ao Fora do Eixo com fins de produção. As experiências mais recentes aconteceram no Festival Calango (MT) e no Festival Jambolada (MG), respectivamente, em Cuiabá e Uberlândia, duas cidades, que junto à Rio Branco, fizeram nascer a proposta do Fora do Eixo.

No Calango, além do 1º Congresso Fora do Eixo, que reuniu agentes culturais de diversos estados, vários produtores atuantes em coletivos da rede, incluindo o núcleo produtivo do Coletivo Catraia (realizador do Varadouro) e do Goma Cultural (realizadora do Jambolada realizado no último fim-de-semana) completaram a equipe de produção do festival.

Os Catraieiros, por exemplo, ingressaram às equipes de atendimento, comunicação e sonorização. Já os do Goma, de sonorização, comunicação e distribuição.

"Estes intercâmbios permitem que especialmente os coletivos que estejam em início de trabalho consigam atalhos para o desenvolvimento de seus projetos. E traz sempre um novo olhar pra quem está envolvido nesse processo de troca, pois faz assimilar tecnologias diferentes, adaptando-as às realidades locais", avalia Lenissa Lenza, produtora do Espaço Cubo, que desembarca em Rio Branco, neste sábado, dia 20.

Lenza é gestora do Cubo card – moeda complementar que se pauta na troca de serviços e produtos, e que vem impulsionando uma série de projetos na cena da música independente em Cuiabá. O Cc$ vem possibilitando a realização de uma série de projetos capitaneados pelo EC, além de outros ligados ao setor, como a grife PADAM, que estará em exposição na Feira Mix do Varadouro.

A produtora, junto a Pablo Capilé, do Cubo planejamento, e Marielle Ramires, da Cubo comunicação, estiveram na cidade no ano passado com vistas aplicar oficinas de gestão em planejamento, economia solidária e comunicação ao então recém formado Coletivo Catraia.

{xtypo_info}SERVIÇO{/xtypo_info}

O que: Fora do Eixo rumo ao Festival Varadouro
Quando: A partir de 20 de Setembro
Onde: Rio Branco (AC)
Mais informações: www.festivalvaradouro.com.br