Festival do Teatro Brasileiro será realizado em Cruzeiro do Sul e Rio Branco

O Bando de Teatro Olodum foi fundado por Márcio Meirelles (Foto: Márcio Meirelles)
O Bando de Teatro Olodum foi fundado por Márcio Meireles (Foto: Márcio Meireles)

A 16ª edição do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) contempla os estados do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo, além do Acre – primeiro do Norte a receber o projeto. A pauta deste ano é a produção cultural baiana, com a execução de espetáculos, atividades educativas e de qualificação profissional, musicalização e, ainda, intercâmbio entre os grupos de teatro e dança da Bahia e da região. A realização é do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com o patrocínio da Petrobras.

Em Cruzeiro do Sul, cerca de 800 estudantes da Escola Craveiro Costa, no bairro Remanso, participarão de uma ação de formação de plateia, desenvolvida em três movimentos.

Ainda no Juruá, o público receberá uma oficina gratuita de construção de instrumentos e transmissão de ritmos populares da Bahia. O público-alvo são os músicos amadores, integrantes de fanfarras e instrumentistas. Para participar, os candidatos devem acessar o canal oficial de inscrição – disponível no www.usinadeolhares.wordpress.com – e manifestar interesse pela vaga.

FTB em Rio Branco

Na capital, a primeira etapa da construção de instrumentos e transmissão de ritmos populares baianos abrange o período de 19 a 22 de abril, na Usina de Arte, e a última de 24 ao dia 27, na Escola de Música do Acre (Emac). Em paralelo, Márcio Meireles – fundador do consagrado Bando de Teatro Olodum – ministrará a oficina “Dialogando com o Sr. Bill”, que é direcionada a diretores teatrais. As aulas serão executadas de 19 a 24 também deste mês, na Usina de Arte.

Para encerrar as ações de qualificação profissional cênica, Fernanda Paquelet desenvolverá uma oficina de iluminação, na Usina de Arte e no Cine Teatro Recreio, entre 19 ao dia 24.

Realização

O Festival do Teatro Brasileiro recebe o apoio cultural da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) – ligada à prefeitura de Rio Branco – e do governo do Acre, por meio das secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Aldeia de Comunicação (Fundac) e Elias Mansour (FEM). O projeto também conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter