O Festival do Teatro Brasileiro (FTB), que apresenta a Cena Baiana no Acre, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo, será realizado de 24 de abril a 4 de maio, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Além dos espetáculos teatrais, o FTB oferece oficinas de qualificação profissional. Na cartela de formação figura a oficina “Iluminação Cênica”, com Fernanda Paquelet.
São 30 vagas oferecidas a iluminadores atuantes ou não. As inscrições gratuitas serão efetuadas até o dia 18 deste mês, pelo blog: www.usinadeolhares.wordpress.com
A oficina terá início no sábado, 19, das 14 às 22 horas, e no domingo, 20, das 16 às 20 horas, e nos dias 21, 22, 23 e 24, das 18 às 22 horas, com aulas na Usina de Arte João Donato e Cine Teatro Recreio.
Na oficina serão trabalhadas as etapas da criação da luz, a leitura do texto, passando pela conversa com o diretor, ensaio, montagem e apresentação ao público.
“Não possuímos no Brasil escolas de iluminação cênica, o que faz com que essa classe de profissionais tenha sido formada a partir da atividade prática. Um curso de criação de iluminação pode ajudar os iluminadores a organizar o conhecimento adquirido nos muitos anos de trabalho”, comenta Fernanda Paquelet.
Quem é Fernanda Paquelet? Atriz, iluminadora, produtora, diretora, coordenadora técnica e professora de teatro. Exerce múltiplas funções artísticas e tem o reconhecimento da classe, do público e dos críticos.
O FTB é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), e patrocinado pela Petrobras. No Acre, tem o apoio do governo do Estado, por meio das secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Elias Mansour (FEM) e Aldeia de Comunicação (Fundac).