Com o tema “Cinema sem Fronteira para um Mundo sem Nenhuma”, a sétima edição do Festival Pachamama será promovida entre os dias 19 e 26, em Rio Branco. Na programação, totalmente gratuita, estão incluídas sessões de filmes latinos, oficinas de formação, palestras, lançamentos de livros e homenagens a ilustres colaboradores.
Os eventos terão início a partir da cerimônia de abertura, que será realizada neste sábado, 16, a partir das 19h, no Cine Teatro Recreio.
Na ocasião, serão exibidos os filmes “Monteirinho: O Sanfoneiro da Floresta”, do diretor acreano Clemilson Farias, e “Antes o Tempo Não Acabava”, às 19h30 e 20h, respectivamente. Ao final, será oferecido o Coquetel Baile do Seringueiro, na Gameleira.
Sobre o Pachamama
O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira é considerado um dos festivais mais promissores da América Latina.
Serão exibidas 62 obras de 11 países, voltadas para o público infantil e adulto. Haverá, ainda, mostras de filmes, sendo três competitivas nas categorias Longa, Curta e Cinema Comunitário.
O evento é uma realização da Saci – Conteúdos em Movimento e do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com produção da Yaneramai Filmes e do Ministério da Cultura.