Festival Pachamama é contemplado em edital nacional da Petrobras

O IV Festival Pachamama – Cinema de Fronteira 2013, que acontecerá de 18 a 24 de novembro, agora tem patrocinador oficial. A Petrobras Cultural divulgou hoje os 32 projetos das áreas de Música e Cinema contemplados com a Seleção Pública – Edição 2012, que este ano irá destinar R$ 67 milhões a projetos de 11 categorias culturais. Esta é a maior verba destinada ao fomento de produções artísticas e culturais de todas as edições do edital, que recebeu no total 4.309 inscritos de todas as áreas.

 

Festival Pachamama se consolida como um evento importante na produção de exibição de filmes tanto da região da tríplice fronteira como de outros países da América Latina (Foto:Talita Oliveira)

Festival Pachamama se consolida como um evento importante na produção de exibição de filmes tanto da região da tríplice fronteira como de outros países da América Latina (Foto:Talita Oliveira)

 

Criado para servir de ponte de integração por meio da criação de uma rede de audiovisual da região de tríplice fronteira do Brasil, Peru e Bolívia, o Festival Pachamama se fortalece a cada ano com a inserção de novos países na mostra, ampliando a visualização, o debate, os produtos, os serviços e o público. Em dezembro de 2012 durante a terceira edição, o Pachamama atraiu milhares de pessoas ao Cine Teatro Recreio e Filmoteca Acreana, onde foram exibidos curtas e longas das mostras competitivas e filmes convidados; na Biblioteca da Floresta, espaço que abrigou debates e palestras e em 6 bairros que receberam o projeto Cinema nos Bairros.

Cinema nos Bairros é um dos projetos abrigados pelo festival para a difusão dos filmes nas comunidades (Foto: Guilherme Noronha)

Cinema nos Bairros é um dos projetos abrigados pelo festival para a difusão dos filmes nas comunidades (Foto: Guilherme Noronha)

Organizar um evento da proporção do Festival Pachamama, realizado na região Norte, com recursos escassos, exigiu da organização desde a primeira muito mais que criatividade. O festival foi construído com a colaboração e parcerias de empresas, instituições públicas e privadas e profissionais de diversas áreas que contribuem para que o projeto saia do papel. E vai continuar buscando antigas e novas parcerias.

Os recursos provenientes do edital da Petrobras ainda são insuficientes para a realização total de um evento do porte do Festival Pachamama, segundo um dos organizadores, Sérgio de Carvalho. “É muita felicidade ser contemplado neste edital. Depois de quatro anos de muita luta e parcerias, o festival foi contemplado agora. E agora vamos que vamos rumo à quarta edição”, diz Sérgio, que também é produtor cultural e cineasta.

A Seleção Pública da Petrobras criou duas novas áreas de seleção: Circulação de exposições e Apoio a artistas, grupos ou redes musicais e ampliou o período de patrocínio à Manutenção de grupos e companhias de teatro e à Manutenção de grupos e companhias de dança para 3 anos. Na seleção pública de Apoio a artistas, grupos ou redes musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo.

Mais informações sobre o edital no endereço http://ppc.petrobras.com.br/

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