O I Festival Estudantil da Canção (FEC), que é realizado pela prefeitura de Rio Branco, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e da Fundação Elias Mansour (FEM), realizou a segunda eliminatória na Escola Estadual Lourival Pinho, no Segundo Distrito.
A eliminatória contou com a participação de autores e intérpretes das escolas Lourival Pinho (bairro Quinze), Sebastião Pedrosa (Arena da Floresta), Raimunda Pará (Cidade do Povo) e Leôncio de Carvalho (Vila Acre). Ao todo, trinta e duas canções estiveram na disputa.
A primeira etapa do FEC foi realizada na escola Armando Nogueira, e ainda serão realizadas outras seis eliminatórias. Em cada uma delas serão classificadas duas músicas interpretadas pelos estudantes e uma música autoral. O vídeo mais curtido também será premiado durante o festival.
Ao todo, são 227 inscritos e 26 escolas, das zonas urbana e rural de Rio Branco, que estão participando do FEC. Nesta etapa, os jurados responsáveis pela escolha das músicas classificadas foram o cantor Luan Lima, a jornalista Paula Amanda e o músico Dida Oliveira.
Na próxima sexta-feira, 17, será a terceira eliminatória, com as escolas do centro da cidade. Participarão da etapa alunos das escolas José Rodrigues Leite, São José e Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB).
Na seletiva da Lourival Pinho foram classificadas, na categoria intérprete, as alunas Andressa Souza Martins, da Leôncio de Carvalho, e Gabriel da Costa, Lourival Pinho.
Gabriel de Souza Luna, da escola Sebastião Pedrosa, foi classificado dentro da categoria música autoral.