Festival de suínos é lançado em rede de supermercados

O festival conclui um ciclo, que é levar o produto ao consumidor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O festival conclui um ciclo, que é levar o produto ao consumidor (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana acompanhou nesta quinta-feira, 23, o lançamento do primeiro festival de suínos da empresa Dom Porquito, do ramo de suinocultura do Alto Acre, fruto de parceria público-privado-comunitária.

O festival será realizado até o dia 10 de agosto, na rede de supermercados Araújo, onde os consumidores podem degustar diferentes pratos de suínos, derivados da proteína e embutidos da linha Mister Pig.

Os produtos são fabricados no Estado e geram emprego e renda a muitos acreanos. “Estamos olhando para o futuro do Acre, a grande indústria de suínos da Amazônia, que tem tudo o que há de melhor em qualidade e tecnologia agroindustrial”, destacou o governador.

“O festival ocorre até o dia 10 de agosto, na rede de supermercados Araújo” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“O festival ocorre até o dia 10 de agosto, na rede de supermercados Araújo” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O festival apresenta, ainda, o prato típico de Brasileia, que é o lombo de porco ao tucupi, com forte potencial de consumo, considerando a qualidade do suíno, e os tradicionais jambu e o tucupi, que são parte do paladar amazônico.

Tião Viana contou que em breve a Dom Porquito irá abater 280 suínos por dia, e deve chegar no futuro a quatro mil abates diários. “Isso representa a indústria, emprego, renda e desenvolvimento. É uma atividade agroindustrial inteligente, que engrandece o desenvolvimento e o futuro do Acre”, disse Tião Viana.

A consolidação de um ciclo

O empresário da Dom Porquito, Paulo Santoyo, pontua que esse trabalho vem consolidar um ciclo da cadeia produtiva do suíno, que é levar o produto ao consumidor final. “É a oportunidade de o acreano ter um suíno de qualidade e a preços acessíveis”, ressalta.

O proprietário da rede de supermercados Araújo, Adém Araújo, afirma que sempre foi uma prática da empresa, apoiar os produtos industrializados e produzidos no Estado. “A gente acredita que isso vai impulsionar a economia, e ao mesmo tempo incentivar os produtores ”

A Dom Porquito dispõe de uma linha especial com mais de 15 tipos de cortes de suínos e preços diferenciados. Além dos produtos, a empresa vai disponibilizar aos consumidores receitas práticas de como preparar a carne de suíno, utilizando os itens da Mister Pig.