Banda de rock acreana Camundogs reúne músicos locais e regionais da primeira edição do festival
O festival foi batizado com o nome do jornalista Francisco Ventura de Menezes, o Chico Pop, que ficou conhecido por sua atuação na cultura acreana, inclusive sendo um dos fundadores do Festival Acreano de Música (FAMP), do qual também foi um dos vencedores. Chico Pop trabalhou em vários jornais em Rio Branco e foi autor de uma coluna cultural chamada "A Cidade se Diverte", nome utilizado também no slogan do festival, cuja motivação é mostrar os trabalhos autorais das bandas do Acre e Estados vizinhos.
Os organizadores comentam que o evento é também uma forma de utilizar bem os espaços públicos, atraindo a população para atividades culturais. "Estamos emplacando com o festival uma campanha de ocupação consciente dos espaços públicos", diz Tácio de Brito, produtor da Camundogs.
"A expectativa é de que o festival seja anual e possa ter ramificação para outros lugares", comenta o vocalista da banda Camundogs, Aarão Prado. O evento conta com apresentação das bandas de rock Camundogs, Pia Vila, Mapinguari Blues, Capuccino Jack, Marlton, Grupo Capú, a banda de heavy metal Fire Angel e também com a Banda Ultimato, de Porto Velho. Após o festival, as bandas entram em estúdio para a gravação de um álbum.
Camundogs – A banda Camundogs existe há 11 anos. Antes tinha outro nome, porém, mantém a mesma formação. É composta por cinco integrantes e conquistou maior notoriedade com a apresentação no Festival Varadouro de 2005, quando recebeu boas críticas da imprensa especializada local e nacional.