Festival de Esportes é promovido para estudantes de Rio Branco

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Vôlei é uma das modalidades competidas no Festival de Esportes de Rio Branco (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Com o objetivo de promover e incentivar a prática esportiva entre as escolas públicas e particulares de Rio Branco, a Secretaria Adjunta de Esporte (SEE) realiza nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro o Festival de Esportes. Serão executadas quatro modalidades: vôlei, futebol de campo, handebol e basquete. Ao todo, participam 12 escolas, que estão divididas em 30 times.

As atividades são promovidas no Ginásio Álvaro Dantas, do Universitário, quadra do colégio Lourival Pinho e Arena da Floresta.

As equipes vencedoras de cada instituição levará medalhas, e a escola que tiver mais vitórias levará, também, um troféu. De acordo com o coordenador-geral do festival, Alan Ferreira, o evento foi possível graças a parceria entre federações e SEE.

“A Secretaria de Esporte é que executa, mas temos apoio das federações de cada modalidade e também da Associação de Árbitros. Os diretores e professores das escolas também estão totalmente envolvidos para que o máximo possível de estudantes estejam presentes nos jogos”, diz.

A gestora da pasta, Shirley Santos, enfatiza que essas atividades coroam as demais promovidas pelo governo do Estado ao longo do ano.

“Nós levamos capacitações para todas as categorias dentro das modalidades esportivas, nas quais encerramos com uma competição entre os alunos dos municípios. Ao todo, foram 800 profissionais do esporte incluídos nessas qualificações”, ressalta.

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Fracilene: “Se sonharmos juntas, conseguimos alcançar nossos objetivos” (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Pensando no futuro

A estudante e capitã do time de vôlei da Escola Heloísa Mourão Marques, Francilene Santos, de 17 anos, destaca que ela e o time treinaram por três semanas seguidas para participar do festival. O resultado foi a vitória na primeira competição do dia.

“Estávamos nervosas, mas junto com o técnico, persistimos e não nos permitimos desistir. Falei a elas que se sonharmos juntas, conseguimos alcançar nossos objetivos”, afirma.

Conta, também, o que pretende cursar e seguir carreira: “Quero estudar educação física, nutrição e fazer concurso público para a polícia, mas nunca quero abandonar o vôlei. Aqui aprendi que a prática do esporte faz bem para nossa saúde e qualidade de vida”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter