Este ano evento comemora sua terceira edição com a Semana Pop, que traz workshop, documentário, Sempre Um Papo e mais
O Festival Chico Pop é o maior evento realizado pelo coletivo de cultura P&ia, criado há três anos por músicos, produtores musicais e jornalistas. O evento é uma homenagem ao jornalista e ativista cultural Chico Pop e tem como meta apresentar, em um diferente palco, bandas acreanas com trabalhos autorais. Este ano, ele acontece nos dias 26 e 27, na Concha Acústica Jorge Nazaré, no Parque da Maternidade.
Em sua terceira edição, o Festival Chico Pop é apresentado pela OI, Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, com apoio cultural da Oi Futuro, Drograria Leblon, RB Studio, Esfera Produções, Ecomania, TV Aldeia e Rádio Aldeia FM, que este ano transmitem ao vivo todo o evento.
Mas não ficar por aí, este ano o festival vai além de música. Através da Semana Pop, a programação apresenta documentário, oficina de teatro, workshop na área de música, debates e até uma edição do projeto Sempre Um Papo, com o escritor gaúcho, Fabrício Carpinejar.
Coletivo – "Estávamos produzindo muita coisa, com muita gente envolvida, daí resolvemos nos organizar através do coletivo. Foi a partir da produção que criamos, surgiu do fazer", comenta o coordenador do coletivo, Alexandre Nunes, sobre a criação do movimento. Sobre o Chico Pop, ele diz: "Ele sempre foi referência na cultura acreana, um amante das artes, que era o que o movia. E Chico sempre priorizava a integração das artes, por isso é justo homenageá-lo".
Ao vivo – E este ano o Festival Chico Pop ganha transmissão ao vivo da TV Aldeia e Rádio Aldeia FM. Segundo o diretor do Sistema Público de Comunicação, Jorge Henrique Queiroz, a iniciativa de transmitir o evento reforça a proposta do festival, de mostrar a música acreana. "Vamos mostrar para mais acreanos e pessoas em outros estados e países que nos acompanham pela internet, a produção musical no Acre, que é intensa e muito boa", diz.
Depois das atividades da Semana Pop, a Concha Acústica Jorge Nazaré, no Parque da Maternidade, será o grande palco nos dias 26 e 27, de doze bandas, todas com trabalhos autorais, onze delas são acreanas, apenas a convidada "O Sonso" é de Fortaleza, Ceará. Além disso, um convidado especial participará da programação, mas o nome só será divulgado no próximo dia 14, quando acontece café-da-manhã e coletiva do evento.
Sobre Chico Pop
"Underground, psicodélico, tropicalista, contracultural. Vários adjetivos caracterizam Chico Pop, o agitador e jornalista cultural de Rio Branco das décadas de 70 e 80. Amava os Beatles e os Rolling Stones, mas amava também Os Bárbaros e Os Mugs. Foi seminarista e se tornaria padre, mas logo trocou a batina e o crucifixo e foi orar pela paz mundial com papel e caneta, por meio da fruição artística e da produção cultural. Foi um dos responsáveis pelo Festival Acreano de Música Popular (Famp), trabalhou na Rádio Difusora, na coordenação do Cineclube Aquiry, foi jurado em festival de cinema e registrou vários universos dos fazeres artísticos e modos de vida do Acre, do Brasil e do mundo em ‘A Cidade se Diverte’. Na coluna, ilustrada por uma caricatura de Charles Chaplin, assuntos eram misturados e fronteiras eram atravessadas, compondo um legado que tem atravessado, também, épocas e gerações."
(Giselle Lucena – jornalista, autora de pesquisa sobre Chico Pop)
PROGRAMAÇÃO
21 e 22 de Junho 15h às 18h [Oficina Teatral POP de Rua]
Teatro Hélio Melo às 19h30
Tema: Cultura nas mídias alternativas
Local: a definir
Hora: 19h00
Klaus Sena – 15h às 18h – Duração: 3 horas
* Breve abordagem da história da produção musical no rock mundial, os avanços e descobertas nos anos 60.
* "As mudanças nos processos de gravação – o auge das grandes gravadoras e a realidade da gravação no mundo independente".
* "Pouca grana e pouco tempo pra gravar – e agora?" Como otimizar tempo e recursos em estúdio para alcançar o resultado mais satisfatório no registro do seu trabalho.
* Demonstração de um processo simples de mixagem em programas de computador, inserção de plugins de efeitos e equilíbrio entre volumes nos canais.
Filmoteca – Biblioteca Pública às 17h
Filmoteca – Biblioteca Pública às 19h30
Mediador: Márcio Bleiner
Debate – Recursos hídricos e meio ambiente e cidadania
Gilberto Ávila.
Debatedores: Gerson Conrad (Ex-Secos e Molhados), Diogo Soares (Vocalista Los Porongas), Jorge Anzol (baterista Los Porongas), Aarão Prado (vocalista Camundogs), Daniel Groove (vocalista O Sonso), Rogério Duarte (Professor e ativista cultural), Daniel Zen (Secretário de Cultura)
Usina de Arte – 09h30 às 11h30 – Duração: 2 horas
Diogo Soares, Daniel Groove, Prof. Rogério Duarte um dos realizadores do Mais Massa, mestre em linguas e o único cara do Brasil a escrever sobre letras de rock.
* Breve histórico da poesia no Brasil;
* Breve histórico da poesia na música brasileira;
* "Poesia no rock brasileiro";
* "Criação poética na música – como a palavra canta?" – as relações entre as métricas poéticas e melódicas;
* Exercícios para o estímulo da livre produção poética na música.