Festa e grande presença popular no Campeonato de Bandas e Fanfarras do Acre

Colégio Acreano e Colégio Craveiro Costa foram os grandes campeões estaduais

colgio_acreano.jpg

Colégio Acreano ficou em primeiro lugar na categoria Fanfarra de Uma Válvula (Foto: Eunice Caetano/SEE)

cruzeiro_do_sul_-_craveiro_costa.jpg

De Cruzeiro do Sul, Escola Craveiro Costa ficou como a melhor Banda de Percussão Marcial (Foto: Eunice Caetano/SEE)

binho_homenageado_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Binho e Maria Corrêa foram homenageados pelos investimentos no concurso (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Foram 26 corporações de escolas públicas de quatro municípios do Acre que se dividiram em apresentações que marcaram, animaram e emocionaram o 10º Campeonato de Bandas e Fanfarras do Acre, realizado nas noites de 7 e 8 de agosto, no estacionamento do Estádio Arena da Floresta. Mais de 4 mil alunos das escolas públicas dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Acre e Brasileia, se apresentaram e levaram uma multidão que lotou as arquibancadas do evento e prestigiou a todos.

Os grupos de fanfarras do Acre evoluíram muito: novos instrumentos foram incorporados com o intuito de melhorar a qualidade de execução das peças. O concurso estadual promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, tem como principal objetivo incentivar a arte musical, a criação e estimulação de fanfarras e uma competição saudável. No domingo, o governador Binho Marques foi homenageado pelos 10 anos do Campeonato que foi criado e mantido por ele quando ocupava o cargo de secretário de Estado da Educação. Um público de pelo menos quatro mil pessoas, segundo a Polícia Militar,  lotou as arquibancadas na última noite de concurso.  Foram também homenageados a secretária de Estado da Educação, Maria Correa e o presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, maestro Ronaldo Faleiros.

É uma dedicação de meses e um trabalho árduo dos alunos e das coordenações das escolas. O enorme esforço se reflete em fantasias, coreografias e técnica. É um momento bastante aguardado por todos os alunos, tanto aqueles que estão desfilando, quanto aqueles que se unem para torcer e apoiar seus colegas. Ao fim de cada apresentação, choro de felicidade entre os integrantes, abraços e a vinda dos outros colegas de escola para parabenizar.

"Tira a foto da minha filha, manda ela fazer uma pose bem linda", grita Maria das Dores, do alto das arquibancadas lotadas durante a apresentação da aluna. Maria levou as outras duas filhas mais novas para prestigiar a irmã. "Não tem explicação, é uma emoção e tanto. Essa é a nona vez que meu filho desfila e todo ano eu acompanho",  diz Eunice Aparecida, que fez questão de  filmar toda a apresentação do filho.

O resultado do concurso saiu apenas depois da meia-noite. Os grandes campeões foram o Colégio Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, como melhor Banda de Percussão Marcial e o Colégio Acreano, de Rio Branco, na categoria Fanfarra de Uma Válvula.

concurso_de_bandas_e_fanfarras_foto_luciano_pontes_05.jpg

Ao todo foram 26 apresentações que emocionaram o público no 10º Concurso estadual
(Foto: Luciano Pontes/Secom)

Balizas são um show de graça e beleza no Campeonato de Bandas e Fanfarras

concurso_de_bandas_e_fanfarras_foto_luciano_pontes_07.jpg

Veronir Menezes estreiou como baliza no 10º Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras do Acre (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Em apenas 20 minutos de apresentação a escola concorrente ao 10º Concurso de Bandas e Fanfarras deveria apresentar todo o aprendizado adquirido durante meses de ensaio. Uma pequena falha poderia colocar o trabalho de toda a equipe em risco. E era esse o medo de Veronir Menezes, 14 anos, ao estrear como baliza no evento. Durante um ano e meio, a estudante da 8ª série da Escola Antonia Fernandes de Freitas, ensaiou para apresentar coreografia que utilizava todos os elementos de sua categoria. Mas não são apenas os acertos que ajudam na pontuação. Delicadeza, graça e simpatia contam no julgamento.

"Vou precisar de sorte. Estou nervosa, com medo de errar", disse Veronir que desfilou na na noite de sábado, 7, usando bambolê, fita, corda, véu, cadeira, bastão. Com apoio da escola, a aluna conseguiu realizar um sonho de um ano e meio. A fantasia foi elaborada pelo coreógrafo com tecido cedido pela comunidade escolar. Pedrarias e mão de obra foram pagas pela mãe da menina. O custo médio da roupa das balizas gira em torno de R$ 200 e geralmente é arcado pela família.

Já Francielly Enéas da Silva de 15 anos custeou a confecção da roupa que ficou em torno de R$ 300. Ela, que escolheu a cor e os detalhes, diz que vale a pena o investimento. "Estou segura, acho que vou me sair bem em todos os elementos", afirmou com segurança a jovem que também faz aulas de balé. Em 2009, o Governo do Estado em parceria com a Associação Acreana de Bandas e Fanfarras promoveu um curso específico para balizas, coreógrafos e mores que participam do campeonato.

bandas_e_fanfarras_foto_luciano_pontes_04.jpg

Delicadeza, graça e simpatia contam no julgamento da avaliação das bandas (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Durante uma semana, as balizas participaram de oficina com a professora, também baliza e responsável pelo julgamento do quesito pelo segundo ano consecutivo, Priscila Veiga, que aplicou técnicas de evolução tanto na teoria quanto na prática. As vencedoras de 2010 da categoria Banda de Percussão Marcial saíram da Escola Adalberto Sena (Infantil); Sebastião Pedrosa (Infanto- Juvenil); Escola Comunitária Humberto Soares (Juvenil); Escola Henrique Lima (Senior). Da categoria Fanfarra com 1 válvula, a vencedora saiu da Colégio Barão do Rio Branco.

O Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras é uma iniciativa do Governo do Estado para resgatar a prática no meio escolar e estimular o interesse dos jovens pela música. Durante este período dezenas de cursos e oficinas direcionadas aos corpos técnicos foram aplicados para aprimorar a qualidade das apresentações.

Confira os vencedores do 10º Campeonato de Bandas e Fanfarras do Acre


Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter