Festa de São Sebastião reúne devotos em Xapuri e movimenta economia local

A segunda maior festa religiosa do Acre, São Sebastião, é realizada anualmente em Xapuri. A programação desta 116ª edição se iniciou na última quinta-feira, 11, e se encerra neste sábado, 20, com diversas celebrações de fé direcionadas aos devotos do santo e aos turistas.

Evento religioso reúne fiéis de todo o estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O evento religioso movimenta a economia local, resultando na geração de novos postos de trabalho, como destaca o prefeito Ubiraci Vasconcelos. “Estamos preparando a cidade desde o começo do ano. No último dia 15, entregamos o shopping popular, com 240 postos para os camelôs, conhecidos aqui como marreteiros”, salientou.

O empreendimento fica localizado no centro da cidade, próximo à Igreja Católica Paróquia de São Sebastião, onde às 15 horas deste sábado é realizada a Santa Missa. Em seguida, os devotos dão início à procissão, que reúne pessoas de todo o Brasil.

Na programação do último dia de novenário, 20, também consta a promoção da Corrida de São Sebastião, às sete da manhã. A Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) estima que mais de 10 mil fiéis compareçam ao evento.

Rita Ramos, coordenadora de Planejamento e Pesquisa da Setul, observa a importância da festividade para a economia do Acre. “O novenário movimenta todo estado, vem gente de Cruzeiro do Sul, Rondônia e demais localidades. É um evento muito grande que amplia a demanda de serviços na região, os hotéis estão todos lotados e os restaurantes aumentaram a produção”, frisou.

Xapuri

Distante 180 quilômetros da capital, Rio Branco, Xapuri é conhecida mundialmente como o berço da revolução acreana e símbolo do movimento ambientalista, liderado por Chico Mendes.

A cidade foi fundada em 22 de março de 1904 e todos os anos reúne milhares de fiéis, devotos de São Sebastião, durante o novenário de homenagem ao santo da Igreja Católica.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter