Xapuri se prepara para mais uma edição da festa religiosa de São Sebastião realizada no dia 20 de janeiro. A celebração, que completa 114 anos, recebe, anualmente, milhares de fiéis devotos do santo padroeiro do município.
O novenário, que teve início no dia 11, vai até o dia da festa. Neste ano, assim como as últimas edições, espera-se que cerca de 10 a 15 mil pessoas compareçam às atividades litúrgicas. Por isso, a cidade se prepara para a grande movimentação destes dias.
Ao todo, Xapuri possui seis hotéis, duas pousadas e seis restaurantes. Para o evento, os turistas que pretendem ficar mais dias na cidade precisam reservar a estadia com antecedência. Para propor mais opções de alimentação e compras de artesanato, o governo do Estado e a prefeitura de Xapuri disponibilizam a Feira de Economia Solidária.
Os pontos de cultural e memória da cidade, coordenados pela Fundação Elias Mansour (FEM), permanecerão abertos durante todos os dias para a visitação.
De acordo com a secretária de Estado de Turismo e Lazer (Setul), Rachel Moreira, a festa de São Sebastião faz parte do calendário anual de eventos. “É durante a festa que os setores de restaurantes, hoteleiros e pontos turísticos da cidade ficam mais aquecidos. Nossa equipe da Setul estará presente no local para realizar o monitoramento dos impactos e benefícios que a cidade terá”, destaca.
Sobre o padroeiro São Sebastião
Antes mesmo da Revolução Acreana, em 1902, algumas pessoas saíram em procissão pelas ruas para pedir proteção a São Sebastião contra a guerra que estava próxima.
Os registros que existem sobre o princípio da procissão ao santo são baseados em depoimentos de pessoas que passam por gerações. A história conta que a imagem do santo veio da Itália 10 anos depois da primeira manifestação, chegando a Xapuri em 1912.
A celebração é organizada pela Paróquia de Xapuri, que preocupa-se em manter os fiéis em sintonia com a religião e a fé. Assim, São Sebastião passou a ser considerado o padroeiro do município.