A Escola do Servidor Público do Acre (Fespac), em parceria com a Organização Central de Atendimento (OCA), promoveu na segunda-feira, 16, no auditório do Tribunal de Justiça do Acre, palestra sobre “Qualidade e Excelência no Atendimento ao Cidadão”.
O objetivo foi capacitar servidores da Polícia Militar e agentes de trânsitos para atuar na campanha “Álcool Zero”, a fim de humanizar a relação entre servidores e motoristas.
Com mais de 20 anos de experiência em palestras na área de atendimento público, o assessor técnico da OCA e palestrante Airton Queiroga deu ênfase à necessidade de um serviço ágil, com base no respeito e na democratização da informação.
“Desde 2008 temos a missão de implantar a política de atendimento no âmbito de todas as organizações do Estado. Serviço com agilidade, cortesia e respeito são direito do cidadão. Garantir a universalização do atendimento, ou seja, sem distinção de cor, raça, sexo e religião, e democratizar a informação são diretrizes fundamentais para a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, observa Queiroga.
O coordenador da campanha “Álcool Zero” no Acre, major Márcio Alves, da Polícia Militar, lembrou que “indicadores de trânsito não medem a qualidade do serviço”, e que a atividade de fiscalização na cidade não significa uma fábrica de multas.
“Infelizmente há uma compreensão generalizada de que nossa operação serve somente para aplicar multas, e não é assim. Conseguimos reduzir quase 50% o índice de mortes em acidentes de trânsitos, em relação ao ano passado. Mas, como o professor Queiroga explicou durante as aulas, os números não conseguem mensurar a qualidade do atendimento. Então, é muito importante saber como anda a relação da PM e dos agentes de trânsitos com o condutor na hora da fiscalização. O servidor precisa estar ciente de que não pode retribuir a ofensa de um motorista mal-humorado, prepotente, alcoolizado, mas também não pode deixar de fiscalizar”, explicou o coordenador.
A diretora-presidente da Fespac, Nuria Guerreiro, destaca a dedicação do governo do Acre para assegurar a qualidade dos serviços prestados à população. “Sabemos da necessidade de trabalharmos essa política de atendimento, e cada vez mais o governo do Acre tem se dedicado a essa missão, que busca de ampliar a qualidade dos serviços e consolidar o exercício da cidadania”, disse.