Ferrovia Transoceânica mobiliza indústria e comércio do Acre

A construção da ferrovia transoceânica mobiliza vários setores da economia e política do estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A construção da ferrovia transoceânica mobiliza vários setores da economia e política do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A comitiva que participou da reunião com o embaixador da República Popular da China, Li- Jinzhang, realizada em Ji-Paraná (RO), na segunda-feira, 8, avaliou como “positivo, proveitoso e cheio de esperança” o encontro que mobilizou os governos de Rondônia, de Mato Grosso e do Acre.

O presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Adriano Silva, considerou a reunião como um marco histórico para o Estado. “A ferrovia é uma solução definitiva para a logística complexa que vive nosso Estado até hoje. A gente está acreditando que o projeto sai do papel o quanto antes, e temos certeza de que a situação de insumos, além de todos os setores da indústria, vai estar equacionada em relação aos custos de transportes”, declarou.

A comitiva do Acre ressaltou o aquecimento da economia com o projeto da ferrovia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A comitiva ressaltou o aquecimento da economia acreana com o projeto da ferrovia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, lembrou que o transporte rodoviário no país está saturado, onerando o custo dos produtos e inviabilizando a competição internacional. “Eu acho que esse meio de transporte dos produtos nacionais por ferrovias com certeza vai jogar o Brasil para o futuro. Nessa reunião, podemos aferir com profundidade o sentimento dos empreendedores chineses e acreditamos na seriedade da proposta que vai alavancar a economia brasileira”, disse.

Jurilande Aragão, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), ressaltou a seriedade da proposta. “Primeiro é uma grande alegria, pois estamos vendo um projeto que não é um faz de conta. Ele foi planejado, e agora o governo chinês quer colocar em prática. Vemos na substância das palavras, nas atitudes deles, que eles valorizam esta parte do país e do Peru.”

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, Lourival Marques, a construção da ferrovia é uma grande esperança para o Estado. “Hoje a ferrovia tem um significado muito grande para o Estado, onde temos vários produtos regionais que podem ser utilizados com a ligação dessa ferrovia. A Assembleia Legislativa vai estar sempre dando apoio para que o governo do Estado possa fazer os investimentos necessários para alcançar os objetivos”, disse.

O procurador-geral em exercício do Ministério Público do Estado, Carlos Maia, também fez parte da comitiva. “Esse momento é histórico, e nos sentimos honrados em participar deste evento de integração que visa o desenvolvimento da nossa região”, completou.

A vice-governadora Nazaré Araújo, que no encontro firmou um acordo de cooperação com os Estados de Mato Grosso e Rondônia para troca de informações que auxiliem as duas nações (brasileira e chinesa) na construção da ferrovia, finalizou ressaltando o apoio do governo federal para que a obra seja uma realidade. “Este é o momento que estamos vivendo de grande expectativa para a nação brasileira, e também com os investimentos que a nossa presidente Dilma vem garantindo para essa integração ferroviária, que é a grande vocação do Brasil. Estamos felizes. E sabemos que estamos vivendo um momento histórico para o Acre, para a nação brasileira e para o mundo.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter