O governador Tião Viana nomeou na tarde desta quinta-feira, 15, Fernando Morais como defensor público-geral do Estado. A solenidade foi realizada na Casa Civil e reuniu membros da Defensoria Pública do Acre e outras autoridades, que cumprimentaram Fernando Morais que comandará a defensoria pelos próximos dois anos.
“É uma honra estar assumindo este cargo. Defendemos as pessoas mais simples e precisamos da colaboração entre os meus colegas e do governo do Estado para continuar esse trabalho e superar os desafios”, disse Morais.
É notória a importância que a Defensoria Pública representa para as camadas mais pobres da população, que formam um contingente considerável de pessoas que procuram o Poder Judiciário na condição de autor ou réu, necessitando continuamente de um defensor. Eles estão amparados pelo art. 5.º, LXXIV, da Constituição Federal que estabelece o dever do Estado na prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem a insuficiência de recursos.
Para o governador Tião Viana a Defensoria presta um papel único. “Queria desejar muita sorte ao meu colega Fernando porque essa é uma carreira muito bonita, que beneficia pessoas que estão à margem da cidadania. A defensoria é esse cobertor de amparo na defesa das pessoas”, ressaltou o governador.
Em tom de despedida e com sentimento de dever cumprido, o defensor Dión Nobrega, chefe da instituição por dois mandatos seguidos, ressaltou as conquistas da Defensoria e a manutenção do trabalho de apoio ao cidadão. “Agradeço a Deus, ao governador Tião Viana que me confiou este trabalho e aos meus colegas a minha eterna gratidão pelo apoio”, conta Dión.