Fernando Gabeira vem ao Acre fazer reportagem

Questão dos haitianos que estão em Brasiléia chamou atenção da revista Piauí

governador_com_fernando_gabeira_foto_sergio_vale_2.jpg
governador_com_fernando_gabeira_foto_sergio_vale.jpg

Gabeira conheceu um pouco sobre a história do Acre e o plano de governo. Ele mostrou interesse em escrever também sobre a ZPE acreana (Foto Sérgio Vale/Secom)

A questão da diáspora haitiana trouxe Fernando Gabeira ao Acre. Ele, que acompanha a presença brasileira no Haiti e já foi duas vezes ao país, fará uma reportagem para a revista Piauí sobre os haitianos que entraram no Brasil e estão em Brasiléia, abordando também os imigrantes que tentaram entrar e foram barrados em Iñapari, no Peru, fronteira com Asssis Brasil.

Gabeira passará  alguns dias no Acre e seguiu na tarde de sexta-feira, após fazer uma visita ao governador Tião Viana, para Brasiléia. Os 180 haitianos que conseguiram entrar no Brasil através da fronteira peruana são profissionais liberais, que reuniram as últimas economias para a viagem até o Acre.

No encontro com o governador Gabeira conheceu um pouco sobre o plano de governo e se interessou pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) acreana, que pode ser a primeira a entrar em funcionamento no Brasil. “Me coloco a sua disposição porque conheço sua trajetória de vida e de luta pelo Brasil e nosso povo”, disse Tião Viana à Gabeira.

Gabeira diz acompanhar a diáspora haitiana no mundo. “Tem dois milhões de haitianos nos Estados Unidos, além de outros países que também os abrigaram. Só os dos Estados Unidos mandam por ano 1,8 bilhão de dólares. Então, eles conseguem segurar a economia do país. As pessoas que saíram do Haiti são profissionais liberais dotados de uma boa capacidade de trabalho e eles ajudam os que ficaram no país.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter