Com o tema “No Seringal de Chico Mendes”, o Arraial Cultural deste ano ocorre entre os dias 1 a 7 de julho, a partir das 18 horas, no estacionamento do Estádio Arena da Floresta. Em sua décima quinta edição, a homenagem deste ano celebra o legado do ambientalista Francisco Alves Mendes Filho, o Chico de Xapuri, que foi assassinado há quase 25 anos – 22 de dezembro de 1988.
Assim como em 2012, o governo abriu edital para habilitar a comercialização de produtos durante o evento, cujo sorteio de 40 barracas aos comerciantes individuais foi realizado na manhã desta segunda-feira, 20, no Cine Teatro Recreio. “É uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, ainda podemos conhecer melhor a cultura do nosso estado”, disse Maria Maciel, uma das 266 concorrentes.
Outras 30 vagas serão ocupadas por integrantes do movimento de Economia Solidária e pelos trabalhadores que já possuem cadastro na Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN). Neste caso, a disposição das vagas será definida por sorteios organizados internamente pelas categorias envolvidas. E, por fim, mais 25 pioneiros ligados a grupos ou associações do ramo de alimentos – que atuam desde as primeiras edições do Arraial Cultural -, receberão suas credenciais, totalizando 95 barracas.
“O governo optou pelo edital porque este processo traz transparência e gera oportunidades iguais para todos os seus concorrentes. Faremos, mais uma vez, um evento importante, que mostra a cara do Acre, e que ainda é uma boa oportunidade para reunir a família num local seguro e repleto de opções”, comenta a diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Francis Mary Alves de Lima.