Por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), o governo do Estado promoveu a 3ª Conferência Estadual de Cultura no Anfiteatro Garibaldi Brasil, localizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), entre os dias 11 a 13 deste mês. O encerramento, porém, ocorreu no Cine Recreio. No total, cerca de 290 pessoas participaram do processo – das quais 131 eram delegados eleitos no Estado.
O público se dividiu em quatro grupos diferentes para debater os eixos temáticos: Implementação dos Sistemas de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Diretos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. “Ficamos orgulhosos quando o representante do Ministério da Cultura (MinC) na Região Norte, Zumar de Nazaré, elogiou a metodologia inovadora da nossa equipe. Agradeço a todos!”, reforça Francis Mary Alves de Lima, diretora-presidente da FEM.
O encontro resultou na elaboração de 16 propostas coletivas que serão enviadas para a Conferência Nacional de Cultura (CNC) – no período de 26 a 29 de novembro, em Brasília -, e mais 32 voltadas à construção do Plano Estadual de Cultura (PEC), que ainda será apreciado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Caso aprovado, o documento passa a vigorar na forma de Lei Estadual, com as diretrizes que vão nortear os rumos da cultura pelos próximos 10 anos.
Outro ponto importante foi a seleção dos 13 delegados, sendo nove da sociedade civil organizada e quatro do poder público. Além dos eleitos, há mais uma lista com o nome de 13 suplentes. “Foi um processo democrático de embates de ideias, que contribui para o aprimoramento das políticas culturais estadual e nacional. Parabenizo a todos os delegados eleitos para representar o Acre na Conferência Nacional”, finaliza Francis Mary.
Confira aqui a lista dos delegados eleitos