FEM realiza as Escutas Públicas do Plano Estadual de Cultura em Santa Rosa do Purus

Num processo participativo entre poder público e diferentes segmentos da sociedade civil, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e o Conselho Estadual de Cultura, realizaram as Escutas Públicas do Plano Estadual de Cultura no munícipio de Santa Rosa do Purus. Todo o processo aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, na Câmara Municipal.

Cerca de 70 pessoas, entre poder público e sociedade civil participaram das escuta em Santa Rosa do Purus (Assessoria FEM)

Cerca de 70 pessoas, entre poder público e sociedade civil, participaram das escutas em Santa Rosa (Assessoria FEM)

O encontro contou com a participação dos conselheiros temporários de cultura do município. Cerca de 70 pessoas, entre poder público e sociedade civil, participaram das escutas, que incluiu ainda a reestruturação do Conselho Estadual de Cultura e o lançamento do Edital Cultura e Comunidade. Estiveram presentes fazedores de cultura e artistas dos segmentos: dança, música, cultura popular, costureira, cabelereira, artes visuais, capoeira, artesãs, agricultores e indígenas, entre outros.

“As consultas são formas de construção participativa que apontam os vários rumos para as políticas públicas de cultura. Fazedores de cultura, artistas, e setores podem se manifestar sobre cada item proposto, indicar mudanças, conhecer as contribuições que constam no diagnóstico. A presença de diversos atores neste processo é fundamental. Nesse sentido, o governo do Estado e o Concultura, rompem barreiras históricas, possibilitando meios de construção da política cultural participativa e sistêmica para longo prazo”, disse Francis Mary Alves de Lima, diretora-presidente da FEM.

“Os indígenas compareceram e debateram de forma eficaz, onde os kaxinawas e kulinas contribuíram de maneira salutar para o preenchimento de propostas do PEC. Foi um momento histórico, uma vez que a comunidade santarosense teve a oportunidade de contribuir com construção do Plano Estadual de Cultura, bem como opinar na organização do novo Conselho Estadual de Cultura”, disse Derivaldo Albuquerque, membro do ConCultura.

Na apresentação do Edital Cultura e Comunidade, a dinâmica foi no sentido de sensibilizar os participantes a tirarem suas dúvidas, além de como elaborar seus projetos. No fim do encontro, a equipe ficou à disposição da comunidade para esclarecer individualmente as dúvidas referentes à elaboração dos projetos culturais para o Edital.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter