No intuito de pactuar parcerias propositivas que articulem as áreas da Cultura e Educação para ações de formação musical, aconteceu nesta semana uma reunião na Escola Acreana de Música (EsAM).
O encontro reuniu o secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, a diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Francis Mary Alves de Lima, e o diretor da EsAM, Dircinei Souza, além de membros das equipes das duas pastas.
A equipe do EsAM fez a apresentação dos documentos estruturantes da escola, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Interno (RI). A partir daí, foram discutidas as possibilidades para o estabelecimento de parcerias com vistas ao fortalecimento e alcance de uma gestão com altos resultados que tenham como foco o Planejamento Estratégico do governo do Estado.
A EsAM, criada por meio do decreto governamental 4.283, de 13 de julho de 2012, vinculada à FEM e parte integrante da SEE, tem como finalidade desenvolver a formação, extensão, difusão e valorização da música nas comunidades acreanas. “É de fundamental importância a participação da EsAM nas macroações da SEE, como o Ensino Médio Inovador, Mais Educação e Educação em Tempo Integral, em cumprimento à Lei 11.769, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da Música na Educação Básica”, argumentou Dircinei Souza, diretor do EsAM.
Os gestores estão impulsionados para avançar nas atividades e acreditam que são muitos os pontos interface na parceria entre FEM e SEE. “Desde o início de minha gestão, compreendemos o trabalho de formação cultural, no qual estão inseridas a EsAM e a Usina de Arte. Também sabemos da importância da parceria entre educação e cultura, e que é preciso cada vez mais ser estreitada. No caso da EsAM, esse processo está se dando na área de educação musical. A equipe está de parabéns por apontar, em pouco tempo, uma evolução em termos de gestão, ações e projetos. Essa parceria com a Secretaria de Educação resultará em muitos ganhos para a comunidade”, comentou Francis Mary, presidente da FEM.
Daniel Zen se mostrou contente com os avanços. “Fico orgulhoso com a Escola Acreana de Música. A equipe conseguiu fazer a escola funcionar e gerar resultados sociais interessantes”, disse. Segundo ele, as linhas gerais apresentadas estão extremamente compatíveis com aquilo que vinha sendo pensado. “Mas a EsAM se aperfeiçoou muito e apontou visões de parcerias com outras perspectivas e serviços que a escola poderá disponibilizar dentro das ações setoriais do governo do Estado.”