FEM e Fetac se aproximam da comunidade com a Semana do Teatro

Exibições são gratuitas e se estendem até a sexta-feira, 30 (Val Fernandes)
Exibições são gratuitas e se estendem até a sexta-feira, 30 (Val Fernandes)

Exibições são gratuitas e se estendem até a sexta-feira, 30 (Val Fernandes)

A turma das artes cênicas se encontra novamente para celebrar o Dia Internacional do Teatro através da ‘Semana do Teatro’, evento que começou na última terça-feira, 27, e será realizado até sexta-feira, 30. Nove espetáculos fazem parte da programação, realizados em diversos espaços de cultura da cidade, de forma gratuita, para todo o público.

O ator e diretor Dinho Gonçalves do Grupo do Palhaço Tenorino (GPT), já se apresentou com ‘A Menina e o Palhaço’ e ainda volta ao palco nesta quinta-feira com o sucesso ‘Quem é o Rei?’. Para ele, a data não poderia passar em branco porque é uma oportunidade de comemorar a vida e a sobrevivência dos profissionais da área. 

“Hoje em dia perdemos espaço para as redes sociais que, de certa forma, prende as pessoas em casa e também perdemos para a TV, que tem uma programação frágil, que não leva as pessoas a refletir sobre o mundo. Precisamos competir com tudo isso e ainda sim conseguimos levar o público ao teatro. É uma vitória”, explicou.

A organização do evento é da Federação de Teatro do Acre, a Fetac, que aproveitou ainda para lançar o regulamento do ‘Fetac em Cena 2012’, que será montado no mês de setembro em Cruzeiro do Sul. O edital está disponível no Portal da Cultura (www.cultura.ac.gov.br). Daqui para frente, o carro-chefe da instituição é ampliar o acesso da população às salas de espetáculo. Um desafio que já está sendo colocado em prática. 

“Nós queremos sair dessa região central e começar a chegar aos bairros, periferias, escolas e centros culturais, utilizando os teatros tradicionais da cidade apenas quando necessário, já que alguns espetáculos, por questões técnicas, dependem desse tipo de estrutura”, explicou o presidente da Fetac, Lenine Alencar.

A estratégia adotada se ajusta também com o trabalho da Fundação Elias Mansour, que busca promover o acesso da comunidade aos bens culturais. “O nosso esforço é para que a cultura seja vista com os olhos que merece e fazemos questão da ajuda da comunidade. Queremos chegar mais perto e vamos voltar a dinamizar os espaços culturais nos bairros para isso”, ratificou Francis Mary, presidente da FEM.

Essa parceria garantiu a chegada da ‘Semana do Teatro’ ao Centro Cultural Thaumaturgo Filho, Escola Maria Chalub Leite e também a Sobral, na terça-feira passada, com o espetáculo ‘A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina’, da companhia Arte Vida, no Teatro Barracão. E não por acaso. A apresentação marcou a abertura das atividades que serão trabalhadas durante o ano no espaço.

Além disso, agora o Telecentro Maués Melo, o Teatro Matias, a Biblioteca Dona Nazaré e a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre (ABDeC/AC) estão a disposição dos moradores do bairro. A gestão será desenvolvida pela Fundação Elias Mansour (FEM), por meio do Departamento de Apoio às Artes (Dartes).

O aposentado Firmino Souza aproveitou que mora ali perto e resolveu sair de casa para assistir a peça. Ele ficou surpreendido com o que viu e mostrou apoio em relação as novidades do Barracão. “É bom para a comunidade e eu espero que continue”, disse.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO TEATRO

QUINTA-FEIRA, DIA 29 DE MARÇO:

Espetáculo: ‘Quem é o Rei?’ do GPT, às 16 horas

Local: Teatro de Arena do Sesc (Centro)

 

Espetáculo: ‘Arte e Vida na Educação do Trânsito’ do grupo Arte Vida, às 16 horas

Local: Teatro Barracão

 

Espetáculo: A Serpente, ensaio aberto para a classe teatral (A Firma), às 00 horas

Local: Teatro de Arena do Sesc

 

SEXTA-FEIRA, DIA 30 DE MARÇO:

Espetáculo: ‘A mais Forte?’ do Teatro Ânima, às 20 horas

Local: Teatro de Arena do Sesc

 

Encerramento: Festa Dionisíaca, às 21 horas

Local: Casarão

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter