O governador Tião Viana anunciou nesta quarta-feira, 11, que a presidência do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) fica agora sobre o comando de Felismar Mesquita, antigo Diretor-Presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).
A transferência da administração do Saerb do Município para o Estado foi oficializada no dia 5 deste mês e representa um momento histórico para o saneamento da capital acreana. “O governador esta dando a devida importância para a área de água e esgoto. E com certeza esse é um desafio para mim. Nosso objetivo é dar saneamento adequado a todas as pessoas de Rio Branco”, declarou o novo presidente do Saerb.
Felismar Mesquita passa a fazer parte das duas comissões que estão reunidas desde o dia 9 de janeiro. O grupo tem um prazo de 45 dias para finalizar a reversão e entregar os relatórios de avaliação do Saerb, as demandas e as propostas de convênio para o futuro da empresa.
Com a saída de Felismar Mesquita, o Iteracre passa a ser comandado por Glenilson Figueiredo. Com sete anos de experiência no Patrimônio da União e entendedor da questão fundiária do estado, Glenilson falou sobre a continuidade do trabalho no órgão. “A questão de áreas é um gargalo, não só do governo estadual, mas também federal. Iremos gerenciar essas áreas prosseguindo com todo o trabalho iniciado pelo Felismar”.
O Iteracre é o instituto responsável pela regularização fundiária de áreas rurais e, atualmente, vem atuando também áreas urbanas. Entre seus desafios está o de montar um grande banco de dados, especificando que terras pertencem a prefeituras, ao estado e a união.
Desafios do Saerb
Um dos grandes desafios do Saerb será a ampliação da rede de distribuição que abastece a cidade de Rio Branco. A meta do governo é ampliar os atuais 120 quilômetros de ramificações para mais de 400 quilômetros até o final de 2012. “Queremos ter pelo menos 80% do esgotamento da cidade de Rio Branco completo ate 2014. A nova etapa do esgotamento sanitário da capital já começa em 60 dias no segundo distrito”, informou o governador Tião Viana.
Viana fez questão de lembrar o importante trabalho desempenhado pelo prefeito Raimundo Angelim perante esse desafio que foi conduzir o Saerb. Atualmente, as despesas da empresa giram em torno de R$33 milhões, valor bem superior ao que a prefeitura conseguia com a arrecadação municipal: apenas R$24 milhões.