A Associação Florescer é um exemplo de sucesso de vendas durante a Feira Natalina, que foi realizada no Mercado Velho e se encerrou na primeira semana deste ano. Foi vendido cerca de R$ 16 mil em produtos de jardinagem.
Alcemira Almeida é uma das associadas e afirma: “Foi muito bom, porque superamos o ano passado. Acho que isso aconteceu porque teve muitos visitantes e eles viram a qualidade dos produtos”.
O grupo se formalizou em 2009 e o lucro será repartido entre os 13 associados. “Cada um produz no seu viveiro. E estamos felizes de ter oportunidades de levar nosso trabalho. Tínhamos acabado de participar da Panamazônia e aí veio a Feira Natalina”, explica.
O balanço da atividade de economia solidária registra que a arrecadação foi de R$ 675 mil, resultado da venda da produção dos 180 empreendimentos envolvidos. A atividade comercial valoriza a produção local e oportuniza renda aos feirantes, que são: pequenos negócios, cooperativas e associações.
“O balanço é positivo, porque este ano foram 17 dias de feira [mais que nas edições anteriores], houve aumento do número de empreendimentos e também um bom volume de vendas, o que contribui para o fortalecimento do movimento”, afirma a coordenadora de economia solidária municipal, Edna Paro.
A realização das feiras ocorre com o apoio do governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, Sebrae-AC e Fórum de Economia Solidária.