Feira virtual promove produtos agrícolas e florestais de empreendedoras do estado

A Feira Virtual da Valoração dos Ativos e Sustentabilidade Financeira de Baixas Emissões faz parte de uma ação da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Estado do Acre (CDSA), com o  Projeto Sisa+. É uma forma de promover os produtos agrícolas e florestais de baixa emissão de carbono do Estado.

O evento será realizado nos dias 18 e 19 deste mês, pelo governo do Estado. Estão envolvidos diretamente na realização da feira a Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Estado do Acre (CDSA); Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict); Gabinete da Primeira-dama, Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) e outros parceiros.

O ponto de venda e entrega dos produtos, como frutas, hortaliças, bolos e geleias orgânicas, será o Espaço Cultural Kaxinawá, rua Rui Barbosa, 17 – Centro, Rio Branco – AC, 69900-084.

Produtos disponíveis Arte: divulgação

Para a produtora rural do assentamento Walter Arce, Fátima Santiago, é uma felicidade poder ofertar produtos de qualidade para a mesa das famílias acreanas. “Nós todos precisamos comer produtos saudáveis. Esse produto que eu levo para a minha mesa, levo também para os meus clientes, são alimentos de qualidade. Trabalho com hortaliças, macaxeiras e goma. A terra é muito fértil, eu posso trabalhar e sobreviver daquilo que eu vendo”, diz.

Produtoras rurais do Assentamento Walter Arce Foto: Cedida.

O Acre vem promovendo os produtos de baixas emissões como uma forma de valorizar os produtos do Estado. “Estamos muito felizes por essa iniciativa que ajuda diretamente mulheres empreendedoras, além de ser mais um canal com os clientes nesse período de pandemia. Essa é uma boa forma de geração de oportunidades de negócios sustentáveis”, ressaltou a primeira-dama do Estado Ana Paula Cameli.

Primeira-Dama do estado, Ana Paula Cameli Foto: Neto Lucena

Enfrentamento

A SEASDHM, por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres, entregou às produtoras kits de álcool em gel e máscaras, que irão auxiliar na prevenção ao coronavírus. Além disso, divulgou a campanha “Nenhuma Mulher a Menos”, que atua no enfrentamento à violência contra mulheres e no combate ao feminicídio. “Essa feira, além de estimular o consumo de produtos saudáveis, sem agrotóxicos, garante um avanço para o crescimento econômico e sustentável no Acre”, enfatiza a titular da pasta, Ana Paula Lima.

Produtoras recebem doação de mascaras

Intercâmbio

Após o II Encontro de Mulheres Empresárias Rurais de Baixas Emissões, realizado nos dias 12 e 13 de março, foi organizado um grupo de mulheres produtoras rurais que participaram do intercâmbio. Com a pandemia da Covid-19, elas iniciariam a comercialização de seus produtos por delivery. O apoio à iniciativa veio do Projeto Fortalecimento do Sisa.

A ação é fruto da parceria entre o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) da organização internacional Earth Inovation Institute (EII), com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas Para as Mulheres (SEASDHM), Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e outras instituições estaduais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter