A primeira-dama do estado, Marlúcia Cândida, recebeu na manhã dessa terça-feira, 8, a organizadora da Mundial Art, feira internacional de artesanato que reúne produtos de cerca de 20 países e será realizada em Rio Branco de 15 a 24 de junho.
A feira é realizada pela Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses (ABEAC), entidade privada que procurou o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e o Gabinete da Primeira-Dama, para a realização do evento na capital acreana.
Circulando pelo Brasil, a Mundial Art traz cerca de 50 expositores e mais de 10 mil produtos artesanais para serem apresentados e comercializados. Além de artesãos do Brasil inteiro, a feira vai dar um espaço especial para os artesãos acreanos, além da exposição que contará com produtos de países como Turquia, Tailândia, França, Índia, Japão, China, Bolívia, Peru e outros.
Segundo Lemácia Muniz, organizadora da feira, essa é uma forma de expor o que há de interessante nos outros países e incentivar a economia solidária. “A feira de artesanato é sempre a melhor maneira de mostrar e comercializar o trabalho do artesão.”
A primeira-dama Marlúcia Cândida ficou bastante animada com a ideia da feira em Rio Branco e sugeriu à organizadora levar a exposição também para Cruzeiro do Sul. “Que bom que vocês escolheram o Acre para esse evento. Tenho certeza de que será um sucesso, disse”. Em cada cidade por onde passou, a feira teve uma circulação de 15 a 30 mil pessoas, e não deve ser diferente na capital acreana.
A secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima,explicou que o governo do Acre não só irá prestigiar a feira, mas dar total apoio tanto na parceria com os artesãos acreanos para exporem seus produtos como na divulgação e logística.
A ABEAC é uma entidade fundada há 26 anos com intuito de aumentar a competitividade e as expectativas de melhores negócios para o produtor artesanal no mercado interno do Ceará. Eles criaram a feira internacional de artesanato Mundial Art, que vem realizando um evento de porte significativo dentro do território brasileiro, proporcionando o intercâmbio cultural entre nações e a exposição de toda a diversidade artística típica de cada país.