Feira fortalece mercado da piscicultura no Bujari

Josineide Moreira pretende lucrar, em média, duzentos reais por dia (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Josineide Moreira pretende lucrar, em média, duzentos reais por dia (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O consumo de peixe aumenta significativamente no feriado da semana santa, o que motiva a realização de diversas feiras municipais que contam com o apoio e parceria do governo do Estado. Nesta quinta-feira, 2, o gestor da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira, visitou a Feira do Peixe de Bujari, que se estende até a próxima sexta-feira, 3.

A atividade envolve 18 piscicultores acreanos e, este ano, estima comercializar 13 mil quilos de pescado. Tradição no município, a feira que chega a sua 11ª edição também agrega produtores rurais da região. O negócio deve movimentar mais de R$ 100 mil na economia local.

Jairo Pinheiro, secretário municipal de Agricultura, ressalta a importância de firmar parcerias: “Estamos bem otimistas. Há muita procura de compra, inclusive, de pessoas que moram nas cidades próximas do Bujari. A parceria com o Estado e o Sebrae foi fundamental para o sucesso da Feira”.

O apoio logístico para realização do evento ficou por conta da SEPN (Foto: Maria Meirelles/Secom)
O apoio logístico para realização do evento ficou por conta da SEPN (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Há 10 anos participando da feira, Vera Lúcia Maia se diz otimista com vendas. “Enquanto eu fico na barraca, meu marido tá pescando mais peixe para vendermos. Sexta-feira a procura foi menor, mas hoje já vendi bem. O peixe filetado, sem espinha, está fazendo sucesso entre os consumidores”, conta.

A feirante Josineide Moreira pretende lucrar, em média, duzentos reais por dia. “O povo vem atrás do peixe, mas não deixa de levar o cheiro verde para temperar a comida. No primeiro dia de feira, eu fiz 160 reais. Hoje, o movimento aumentou bastante e eu pretendo fazer no mínimo duzentos reais”, diz, animada.

O apoio logístico para realização do evento ficou por conta da SEPN que emprestou tendas e entregou 10 expositores comerciais para empreendimentos de economia solidária. “As dez barracas entregues supriram a demanda emergencial do evento da semana santa. Posteriormente, entregaremos outras dez para a feira permanente dos produtores rurais”, explicou Nogueira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter