Feira do Pirarucu começa nesta sexta-feira

Organizadores esperam mais de três mil pessoas. No ano passado mais de uma tonelada do peixe foi comercializada

dsc_0536.jpg

A segunda edição da Feira de Pirarucu manejado acontece no período de 15 a 17 de agosto, em Manoel Urbano. O evento é realizado em parceria pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, WWF, prefeitura de Manuel Urbano e pelo grupo de pescadores. Atualmente mais de 200 famílias são beneficiadas indiretamente com a preservação do lago e manutenção da espécie na região.

A expectativa dos organizadores é de pelo menos três mil pessoas participem do evento. No ano passado foram comercializadas mais de uma tonelada do produto durante os dias de festival.

Para 2008 a novidade será a exposição e comercialização de peças de artesanato que utilizam como matéria-prima as escamas extraídas do pirarucu. As famílias envolvidas com o manejo participaram de um curso para aprender a trabalhar com o material.

O projeto Manejo Participativo do Pirarucu começou a ser desenvolvido em 2002 e já alcançou resultados satisfatórios, como o aumento dos estoques do peixe nos lagos manejados e também a expansão do projeto para as micro bacias hidrográfica dos rios Envira e Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter