Feira das Profissões é realizada em Rio Branco

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Feira das Profissões apresentou aos estudantes o que cada área estuda e como atua no mercado de trabalho (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Como parte da programação do Mês da Juventude, foi realizada na tarde de quinta-feira, 18, a Feira das Profissões. O evento reuniu estudantes do 2o e 3o anos das escolas Barão do Rio Branco, Lourival Pinho e Campos Pereira, para tirar dúvidas e dar sugestões sobre o meio acadêmico e profissional.

Ao todo, 11 cursos das faculdades União Educacional do Norte (Uninorte), Universidade Federal do Acre (Ufac) e Faculdade da Amazônia Ocidental participaram da feira. Nos estandes, foram apresentados o que cada área estuda e como atua no mercado de trabalho.

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Estudante Ana Beatriz aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre as áreas que deseja estudar (Foto: Diego Gurgel/Secom)

De acordo com a estudante do 2o ano do ensino médio, Beatriz Carolina Braga, de 15 anos, o momento foi a oportunidade de conhecer melhor as áreas nas quais deseja estudar.

“Tenho dúvida em três cursos, e hoje foi a chance de entender melhor como funciona a dinâmica de cada um. Achei uma ideia muito legal, pois trouxe pra nossa escola a oportunidade de entendermos o mundo acadêmico”, diz.

O diretor da Uninorte, Ricardo Leite, destaca que o evento contou com a ajuda dos próprios estudantes dos cursos para apresentar cada área: “A gente sabe que a fase da adolescência há muitas dúvidas em qual caminho seguir. Então, uma exposição dessa, nos quais os coordenadores e acadêmicos explicam sobre o mercado de trabalho e o que cada profissão pode proporcionar é muito importante”.

O Assessor Especial da Juventude, Weverton Matias, ressaltou que além da exposição, houve também a oficina de currículos e workshop sobre empreendedorismo.

“Hoje, trouxemos aos estudantes informações sobre as diversas oportunidades que eles podem seguir daqui pra frente. A juventude é o futuro, e por isso, devemos acreditar e fomentar ações como essa que incentivam um bom caminho”, diz.

A Feira das Profissões é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Assejuv e Secretaria de Educação, com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Ufac, Uninorte, Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes), Prefeitura de Rio Branco, Instituto Dom Moacyar (IDM) e gabinete do deputado Leo de Brito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter