Crescimento do estado tem aumento de 7,9% e PIB industrial de 14%
O presidente da Federação das Indústrias do Acre, João Salomão, apresentou na manhã dessa quinta-feira, na sede da instituição, um balanço completo do crescimento econômico industrial vivido pelo Acre. O ano de 2010 fecha com um saldo bastante positivo para o desenvolvimento do estado, que apresentou crescimento de 7,6%. Já o setor industrial acreano apresentou crescimento do seu PIB de 14%.
O desempenho da construção civil foi crucial para esse resultado. As obras de infraestrutura e habitacionais foram o principal gancho. O destaque também ficou para a indústria de transformação, apresentando grande crescimento principalmente nos setores gráfico, produtos alimentares e madeira/móveis.
"Foi um excelente ano para o setor estadual, principalmente com as obras de infra estrutura", ressalta o presidente do sistema Fieac, João Salomão. Em âmbito nacional, o crescimento do Brasil foi de 7,6%, enquanto o PIB industrial nacional teve aumento de 10,9%.
Para 2011, a meta de crescimento do estado é de 8,3%, enquanto a taxa de crescimento do PIB industrial deve ser manter em 14%. Todos esses resultados também puxaram o crescimento da taxa de emprego, que em 2010 teve um aumento de 17,34%. A finalização de grandes obras como a Estrada do Pacífico, e os avanços na BR364, além do início das operações na Zona de Processamento de Exportação devem ser os principais ganchos do ano que se início.
Prêmio de jornalismo da indústria
A ocasião da divulgação dos resultados da indústria acreana também serviu para entrega dos prêmios dos vencedores da categoria indústria no XI Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite, financiados pela Fieac. A repórter da Agência de Notícias do Acre, Tatiana Campos, venceu a categoria Jornalismo Impresso com a matéria "Sabor de Crescimento Econômico", publicada no jornal Página 20, fotos de Ângela Peres e diagramação de Wescley Camelo. Já o repórter Bruno Cássio, da TV Acre, venceu na categoria Telejornalismo Indústria com a reportagem "Certificação Profissional na Construção Civil", com o repórter cinematográfico Clodovildo Nascimento e edição de Cleber Santos.