Auditoria de Brasília mostrou que a fábrica funciona em condições adequadas de produção
A fábrica de camisinhas Natex, situada em Xapuri, conseguiu uma nova conquista. É a recertificação em boas práticas de fabricação. A auditoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizou a auditoria da fábrica nos dias 25 e 26 auditores e confirmaram que a Natex está com suas condições adequadas para produção de camisinhas.
A equipe da Anvisa de Brasília que realizou a auditoria na Natex foi composta de cinco auditores, quatro farmacêuticos (dois da Anvisa de Brasília e dois da vigilância estadual) e uma biomédica. O objetivo dessa inspeção foi para a emissão de alvará sanitário e certificação em boas práticas de fabricação, que foi encaminhada já no dia 26.
Para os auditores, a fábrica de preservativos masculinos de Xapuri tem seus processos e sistema de controle de qualidade, está em acordo com as legislações sanitárias e normas para produção de produtos para a área de saúde. Não houve nenhuma evidência de não-conformidades com os processos de produção da Natex.
Hoje a produção de preservativos é de 100 milhões/ano, material que é adquirido pelo Ministério da Saúde e distribuído gratuitamente através do Programa de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). A Natex é a primeira fábrica a produzir camisinha com o uso de látex nativo, e nasceu da necessidade de fomentar a atividade de extrativistas locais, de forma com que eles não migrassem para outras alternativas devido ao baixo valor pago pela borracha.