Para contribuir com a elaboração do edital da 8ª edição do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), a equipe técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) participou nesta segunda-feira, 1º julho, de uma reunião de análise e elaboração da minuta do edital das linhas de Pesquisa do PPSUS.
Para a 8ª edição, será destinado o montante de R$ 1 milhão 250 mil reais para pesquisas sobre saúde, os recursos são oriundos do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e governo do Acre, por meio da Fapac, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O investimento dos recursos colabora para o avanço das pesquisas científicas no estado do Acre e principalmente para a melhoria dos serviços de saúde.
A coordenadora do PPSUS no Acre, Hevelin Felix, explica que “o edital tem por objetivo, financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população do Acre, contribuindo para a redução das desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde. Além disso, os investimentos promovem a aproximação dos sistemas de saúde das áreas de ciência e tecnologia do estado do Acre”, destaca.
Participaram da reunião a equipe técnica da Fapac, composta pela coordenadora do PPSUS, Hevelin Felix; o coordenador técnico, Davilson Cunha; o coordenador técnico científico, Jonas Filho; a coordenadora técnica, Jussara de Brito; a assessora jurídica, Giovanna Araújo; e a coordenadora de Planejamento, Weruska Bezerra.