Famílias recebem assistência em saúde em escolas estaduais preparadas para abrigo

Em ação conjunta e solidária, muitas famílias desabrigadas pelas cheias que atingem o estado do Acre estão recebendo assistência básica em abrigos instalados pelo governo estadual em escolas da capital, Rio Branco.

Famílias recebem atendimento em escola no Bairro São Francisco. Foto: José Caminha/Secom.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Berta Vieira de Andrade, localizada no Bairro São Francisco, na parte alta da cidade, 73 pessoas de vinte famílias estão recebendo apoio do Estado, desde a assistência primária com alimentação e itens de higiene e limpeza, ao atendimento médico e jurídico.

Assistida nas instalações da escola, a dona de casa e moradora do Bairro Panorama, Raimunda Silva, de 48 anos, está há três dias abrigada no local. Segundo a moradora, o nível da água permanece no teto das casas do bairro onde mora e, por isso, está agradecida pelo apoio e suporte que tem recebido.

“Estamos sendo bem atendidas desde que chegamos aqui. Eu agradeço o presidente do bairro, que nos ajudou, o pessoal das secretarias, da escola, da cantina, as meninas da limpeza, os bombeiros e os médicos que já vieram aqui, porque estamos sendo muito bem tratados. Todo o material necessário nós estamos recebendo”, afirmou.

Selma Cunha, gestora da Escola Berta Vieira de Andrade, presta solidariedade aos abrigados no espaço escolar. Foto: José Caminha/Secom.

Para a gestora da escola, Selma Cunha, além das ações e serviços prestados, o acolhimento no espaço escolar tem sido feito com muito carinho e humanidade. “Muitos chegaram em lágrimas e precisam de carinho e atenção. São mães, pais e filhos que estudaram ou que estão estudando na nossa escola. Então, estamos mais próximos nesse momento, não deixando faltar nada”, afirmou.

A gestante de sete meses, Madalena de Assis, de 23 anos, está abrigada no espaço escolar com os filhos de dois e seis anos. Para ela, a situação é difícil, mas tem esperança de recomeçar. “O Igarapé São Francisco começou a encher muito rápido e só conseguimos sair com a roupa do corpo. Eu e meu esposo estamos preocupados, mas tenho que ser forte pelos meus filhos. Agora, vamos começar de novo”, disse.

Atendimento e distribuição de kits

Ainda segundo a gestora da escola, estão sendo entregues alimentos, materiais de higiene e limpeza, além de roupas, sapatos, fraldas e outros insumos, frutos de doações entregues no local.

Escola Berta Vieira de Andrade recebe doações para desabrigados pelas enchentes. Foto: José Caminha/Secom.

A escola conta também com a presença de policiais militares para a manutenção da segurança local, atendimento médico, a participação da diretora de Esporte e Juventude Secretaria Estadual de Educação (SEE), Sandra Feitosa, e equipe de professores para dar o suporte necessário às famílias.

Diretora de Esporte e Juventude da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Sandra Feitosa, e equipe de professores dão suporte às famílias alojadas na Escola Berta Vieira de Andrade. Foto: José Caminha/Secom.

Atividades recreativas

Atuante no esporte estadual, o professor de Educação Física, Tharson Moisés, está presente com uma equipe de professores para a realização de atividades de recreação para crianças, adolescentes e responsáveis, na escola situada na parte alta da cidade.

Crianças e adolescentes recebem materiais e participam de atividade recreativas. Foto: José Caminha/Secom.

“Desde sábado, estamos fazendo brincadeiras e atividades com bola, como o vôlei e o basquete, tanto na parte da manhã, como à tarde e à noite, para tentar descontrair um pouco. Muitas famílias perderam tudo, então a gente está tentando trazer um pouco de alegria”, disse o professor.

Professores da Secretaria Estadual de Educação promovem atividades recreativas para crianças e adolescentes assistidos na Escola Berta Vieira de Andrade. Foto: José Caminha/Secom.

Emissão de documentos

Em visita à Escola Berta Vieira de Andrade, o coordenador do Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Estado do Acre, Celso Araújo, reforçou a necessidade de trabalhar em conjunto com o Estado, as secretarias e demais instituições para o atendimento jurídico das famílias assistidas.

Em ação conjunta, Defensoria Pública presta serviços às famílias abrigadas nas escolas. Foto: José Caminha/Secom.

“O objetivo é trabalhar em uma articulação conjunta com todas as instituições e secretarias para que as pessoas presentes possam conseguir emitir seus documentos pessoais, como carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento, e ofertar o atendimento jurídico, conforme o caso”, reforçou o defensor público.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter