Famílias do Quixadá são capacitadas para atuar em Parque Temático

Moradores se preparam para atuar em roteiros turísticos que inclui lugares como a cidade cenográfica da minissérie Amazônia (Foto:  Assessoria SEPN)
Moradores se preparam para atuar em roteiros turísticos que inclui lugares como a cidade cenográfica da minissérie Amazônia (Foto:  Assessoria SEPN)

Moradores se preparam para atuar em roteiros turísticos, que incluem lugares como a cidade cenográfica da minissérie Amazônia (Foto: Assessoria SEPN)

O governo do Estado do Acre, através das secretarias de Pequenos Negócios (SEPN) e Turismo (Setul) e em parceria com o Sebrae-AC, está investindo na capacitação de famílias do Assentamento Boa Água para atuarem no Parque Temático do Quixadá.

O Parque Temático do Quixadá vai apoiar a comunidade tradicional e promover a autonomia econômica, social e cultural, pois garante a preservação de seu patrimônio edificado, que é a cidade cenográfica – o local reúne edificações de época da cidade cenográfica utilizadas na gravação da minissérie “Amazônia – de Galvez a Chico Mendes”, exibida pela TV Globo no início de 2007, além de preservar o meio ambiente e as memórias da trajetória histórica acreana.

Ele se localiza na Estrada do Quixadá, km 20, Assentamento Boa Água, local do antigo Engenho Quixadá, próximo à localidade de seringais tradicionais. O nome Quixadá é em homenagem à terra natal dos cearenses que ali habitaram.

A moradora da comunidade Adalgisa Ferreira conta que todo aquele terreno era de seus avós, cerca de quatro mil hectares. e se chamava Seringal Boa Água, por estar às margens do Rio Acre. Hoje em dia, ela está participando dos cursos, porque pretende trabalhar no restaurante do parque.

O grupo é formado por cerca de vinte pessoas. Eles já foram capacitados nos cursos de “Condutor de Turistas” e “Manipulação de Alimentos” e atualmente estão participando do de “Cooperativismo”, que tem a intenção final de formalizar a cooperativa que atuará no parque. A técnica da SEPN Lara Rodrigues afirma também que no próximo dia 27 iniciará o curso “Saber Empreender”, que pretende dar noções de gestão de negócios para o grupo.

O complexo turístico oferecerá na sua estrutura chalés, o museu com o acervo doado pela emissora da novela, o restaurante e a paisagem natural amazônica. A expectativa é de que seja inaugurado no mês de julho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter