Famílias da Vila Manoel Marques receberão títulos definitivos de propriedades

Diretor do Iteracre tirou dúvidas das famílias sobre os procedimentos que serão necessários (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) segue com a missão de ampliar a política de regularização fundiária no estado. No sábado, 11, foi a vez de famílias da Vila Manoel Marques, terem a notícia de que receberão o título definitivo de suas propriedades.

Durante a audiência pública realizada na Escola Estadual Santiago Dantas, no quilômetro 14 da Estrada Transacreana, os moradores tiveram dúvidas esclarecidas acerca dos documentos necessários para os procedimentos que serão feitos.

A vila, constituída por mais de 450 famílias moradoras do quilômetro 13 ao 15 da Transacreana, poderá ser beneficiada com outras políticas públicas após a regularização, como a instalação de postos de saúde e de policiamento na região.

Famílias compareceram à audiência (Foto: Diego Gurgel/Secom)

De acordo com o diretor do Iteracre Nil Figueiredo, essa é uma reivindicação da comunidade atendida graças à parceria da prefeitura de Rio Branco. A ação deverá reconhecer a área como uma vila urbana.

“Essa é uma vitória para as famílias e o reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Por isso, estamos felizes em executar esse trabalho que não é fácil por exigir diversas etapas, mas que no fim, vai garantir a entrega de títulos devidamente registrados em cartório nas mãos dos proprietários, um título que custaria de R$ 5 a 10 mil, no mínimo, e que sai a custo zero para essas famílias”, salientou.

Ana Vera frisou a importância dessa ação para os moradores (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com as famílias presentes e a representatividade de associações, o clima foi de alegria e gratidão. Ana Vera Castro de Araújo, moradora há dez anos, declarou: “A maioria das pessoas aqui vive do trabalho de subsistência familiar. Com os títulos, vamos ter água e luz de forma regularizada e mais recursos pra melhorar a vida de todas as famílias”.

O morador há nove anos Luiz Pereira de Souza também comemorou. “Era o que a gente mais precisava, fiquei contente com essa conversa hoje aqui”, disse.

Nos últimos cinco anos, já foram destinados mais de R$ 16 milhões à regularização fundiária no Acre, que beneficiaram com títulos gratuitos milhares de famílias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter