Famílias abrigadas no Sesc Bosque começam a voltar para casa nesta terça-feira, 6. Auxiliadas por Voluntários do Depasa, Saerb, Semsur e Seds, cada família retorna com sacolões de alimentos e kits de limpeza, para ajudar na desinfecção da casa, caixas d’água e poços.
Mais de 130 famílias vítimas da enchente do Rio Acre estiveram alojadas no ginásio do Sesc Bosque. O espaço foi monitorado por voluntários do setor municipal e estadual que durante semanas se dedicaram a cuidar das famílias atingidas pela cheia do Rio Acre com alimentação, atividades de entretenimento, cadastro pessoal, atendimento de saúde e assistência social.
Muitas famílias festejam a liberação da volta para casa. Outras receiam encontrar seu espaço danificado pela forte enchente.
Para as crianças abrigadas no Sesc Bosque, as atividades de entretenimento, realizadas na quadra de esportes, vão deixar saudades. A equipe da Secretaria de Esportes promoveu jogos e brincadeiras de todas as modalidades, para todas as idades. “Eles escolhiam as brincadeiras, e as preferidas eram futebol e pula-corda”, disse Zé Afonso, um dos monitores das atividades recreativas. A professora Roselane comandou a brincadeira com as crianças menores de 10 anos.
O resultado das atividades era obtido nos pedidos de bis das brincadeiras. Bruno, 11, disse que não queria abandonar a rotina do abrigo. “Aqui está tão bom que eu não quero mais nem voltar para casa. Bom seria se no nosso bairro tivesse essas atividades.”
Grávidas levam para casa o kit bebê
Maria José, 33, moradora do bairro Taquari, está aguardando a hora de dar à luz a Calebe, nome do bebê escolhido pelo pai. Com nove meses de gravidez, a jovem recebeu o kit bebê disponibilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), com recursos da Assistência Social do Estado.
Esse trabalho oferecido pela SEDS é desenvolvido durante todo o ano, com entrega de kits contendo fraldas de pano e descartável, roupas para recém-nascido, toalha, agasalho entre outros. Mulheres a partir do sétimo mês de gravidez são beneficiadas.
Entre as mulheres grávidas abrigadas no Sesc, a maioria é adolescente. E serão mães pela primeira vez. “São coisas de que eu realmente estava precisando. Esse é o meu enxoval”, disse Caroline da Silva, 16, após receber o kit.