“Fala Secretário” entrevista Ermício Sena

 

Programa é exibido semanalmente pelo Sistema Público de Comunicação (Assessoria Sesp)

Programa é exibido semanalmente pelo Sistema Público de Comunicação (Assessoria Sesp)

O programa “Fala Secretário”, comandado pela jornalista Nilda Dantas e exibido às terças-feiras pelo Sistema Aldeia de Comunicação, entrevistou hoje o secretário adjunto de Segurança Pública (Sesp), professor Ermício Sena. Por cerca de uma hora, o secretário abordou diversos temas.

“No ano passado conseguimos baixar os crimes de homicídios em 22 por cento. Como 2012 foi eleito pelo governador Tião Viana como o ‘Ano da Segurança Pública’, nosso plano é ainda mais ambicioso”, disse Sena.

 

Após ouvir diversas opiniões e responder a perguntas do público, Ermício Sena falou das determinações do governador Tião Viana para os gestores de segurança pública. Em relação ao Plano de Metas, Sena disse que cabe a cada comandante militar e delegado da regional elaborar seu plano com foco da redução da criminalidade e que esse plano é acompanhado mensalmente pela diretoria de Divisão de Planejamento Estratégico da Sesp e pelo próprio secretário de Segurança.

Principais pontos abordados na entrevista:

Fóruns Comunitários – Em 2011 foram implantados fóruns comunitários de Segurança Pública em todas as regionais da capital e do interior. Em abril, a secretaria inicia um programa de formação e capacitação dos coordenadores e vice-coordenadores eleitos pela comunidade durante a implantação dos fóruns. Essas pessoas atuarão como ligação dos anseios da sua comunidade com as autoridades de segurança

Disque-Denúncia – Está em fase final de licitação a aquisição do software para a implantação definitiva do programa Disque-Denúncia. O número deverá ser o 197. O serviço garantirá o anonimato e total segurança ao autor da denúncia. A equipe que vai operar o sistema está sendo treinada.

O Disque-Denúncia deve “desafogar” a procura pelo 190 que, atualmente está atendendo a todas as ligações relacionadas à segurança, inclusive para o Corpo de Bombeiro e o Samu.

A partir da implantação do Disk Denuncia, a Sesp irá desenvolver uma campanha de esclarecimento no sentido de orientar a população quanto ao uso do numero de telefone relacionado ao serviço solicitado.

Câmaras de videomonitoramento – No ano passado a Sesp abriu licitação apara aquisição de mais 30 câmaras de videomonitoramento. O projeto não ficou totalmente pronto porque houve contestação por parte de uma das empresas participantes do processo. Isso atrasou o organograma do projeto. Todas as pendências já foram sanadas.

Reuniões do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) definirão a localização da implantação das câmaras.

Sinais de satélite – A Secretaria de Segurança Pública adquiriu, através do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censispam), 32 antenas VSATs, que irão garantir sinais de satélite em todos os municípios do Acre.

No mês passado foram instaladas as primeiras Atenas VSAT – uma no Centro Integrado de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (Ciesp) e quatro em Brasileia e Assis Brasil. O passo seguinte é a instalação de antenas em todo o interior. Com elas, o programa do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) será levado a todo o Estado. “Atualmente o SIGO está funcionando apenas na capital”, informou Ermício Sena.

Modernização nas comunicações – O sistema de rádio será modernizado. Esse serviço, que aperfeiçoa as comunicações entre os operadores de segurança pública e reduz o tempo de resposta dos serviços solicitados, atualmente é analógico e passará a ser digital. O sistema analógico permite a interferência de terceiros e a quebra o sigilo das operações policiais. O sistema digital, apesar de requerer altos investimentos, trará confiança e credibilidade tanto para a polícia quando para a comunidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter