Fábrica de sabão do Juruá funciona a todo vapor

O proprietário, ao lado do diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar (Foto: Angela Peres/Secom)
O proprietário ao lado do diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar (Foto: Angela Peres/Secom)

A visão de empreendedorismo cresce a cada dia em diversos setores que movimentam a economia no estado. Exemplo disso é a fábrica de sabão de Rodrigues Alves, que surgiu da necessidade de encontrar um meio correto para o descarte do sebo produzido no frigorífico São Sebastião, no município.

O proprietário, Sebastião Correia, viu no empreendimento a oportunidade de ampliar a renda e beneficiar famílias da região com a geração de empregos diretos e indiretos. Há quatro meses, o estabelecimento funciona a todo vapor.

Nesta semana, a equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) visitou a fábrica e elogiou a iniciativa, haja vista que uma das orientações durante as inspeções do órgão nos frigoríficos é de que o sebo não seja lançado no meio ambiente.

Segundo o proprietário, a máquina tem capacidade para produzir até 300 caixas de sabão por dia e 1.400 quilos por hora. Para esse resultado, são processados mais de mil litros de sebo diariamente. Além de abastecer o mercado de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, o produto também é comercializado em outros estados.

Ao todo, já foram investidos mais de R$ 400 mil em equipamentos. “A gente tem que investir pesado para a coisa funcionar. Tem que fazer e acreditar no que faz para dar certo de verdade”, frisou Correia.

No frigorífico, de onde provém o sebo, há mais de 40 pessoas trabalhando. Na fábrica de sabão, foram gerados outros dez empregos diretos e seis indiretos, com um total de 56 famílias sendo beneficiadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter