Os ribeirinhos do Juruá, no município de Rodrigues Alves, têm as melhores expectativas em relação à fábrica de derivados de banana que o governo construiu no município, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios. Os equipamentos industriais serão instalados nos próximos dias. A Sociedade Agrícola da Praia da Amizade, que vai gerir o negócio, estabeleceu parceria com a Embrapa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e fez um levantamento do potencial da produção.
A conclusão a que se chegou é que a produção de bananas na Praia da Amizade é insuficiente para atender a demanda futura da fábrica e por isso outras comunidades ribeirinhas também serão fornecedoras do produto como a comunidade Profeta e a do Lago Tatajuba. Segundo a engenheira florestal, Joicicléia Alencar, da Secretaria de Meio Ambiente Municipal, por meio da parceria com a Embrapa, os produtores também estão sendo orientados a aumentar a produção e em relação aos tratos culturais para que possam evitar ou conviver com pragas como a sigatoka negra.
O presidente da sociedade agrícola, Francisco Cavaco Silva, conta que a ansiedade é grande para que a produção comece logo. Ele conta que o SENAC e o Sebrae já se disponibilizaram a capacitar os membros da comunidade, o SENAC na parte industrial, no feitio dos produtos e o Sebrae na área de empreendedorismo. Ele comentou que a fábrica poderá no futuro aproveitar outras frutas da região para doces com o mamão e a goiaba.
O prefeito de Rodrigues Alves, Ernilson Freitas, o Burica, visitou a Praia da Amizade neste fim de semana e manifestou certeza de que o doce de banana de Rodrigues Alves vai ser aprovado pela população e as vendas vão se expandir para todo o estado. O prefeito lembra ainda que os produtos da fábrica serão inseridos na merenda escolar tanto do estado quanto do município. “Estamos entrando em contato com outros municípios para que também coloquem o doce de banana no cardápio”. Durante visita, o prefeito dispensou o pagamento da taxa do alvará de funcionamento.
O produtor Antônio Alexandre de Melo (Tonhão) recordou o tempo em que a banana era desvalorizada e acredita num novo tempo para a comunidade ribeirinha: “Para mim é motivo de muito orgulho como produtor da Praia da Amizade a gente chegar nesse ponto de ter uma fábrica. Agradeço a Deus e ao nosso governador que está incentivando muito os produtores rurais”.