Faça o teste

Campanha Estadual de Diagnóstico e Prevenção das Hepatites Virais quer diagnosticar portadores

hepatite_140708_foto_angela_peres_3.jpg

Exame regular é importante, simples e eficaz (Foto Angela Peres / Secom)

Será lançada no sábado a 1º Campanha Estadual de Diagnóstico e Prevenção das Hepatites Virais. A partir das 9h a população pode procurar um dos sete postos de atendimento móvel e solicitar o teste rápido para hepatite B e C. O objetivo da campanha é diagnosticar precocemente portadores da doença.

Hoje no Acre 1.365 pessoas fazem tratamento para o tipo C e 1.736 para o tipo B. Uma das metas da campanha é verificar qual a situação epidemiológica dos municípios acreanos, já que o teste rápido exige uma estrutura mínima para realização. A primeira etapa da campanha abrange oito municípios.

Os pontos para a realização do teste rápido são: Posto Correntão (próximo à Corrente), Mercado da Sensur (Sobral), Rodoviária, Terminal Urbano (espaço do Provida, que será também o local de lançamento da campanha), Pracinha do bairro São Francisco (em frente à igreja), espaço entre o Parque Tucumã e o conjunto Rui Lino, Colégio José Potiguar (Calafate).

Segundo a Coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Mônica Abreu, serão priorizados pessoas com idade acima de 30 anos para o vírus do tipo C e acima de 12 anos para o tipo B. A idéia é testar 1,5% da população de cada município. A hepatite C atinge mais dois milhões de pessoas no Brasil e mais de 90% não sabe, daí a importância de efetuar o exame para investigação, pois o tratamento precoce é essencial para a qualidade de vida do portador do vírus. Mais de 170 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo vírus da hepatite.

  {xtypo_rounded2}Principais formas de transmissão das Hepatites B, C e BD (sexual e parenteral):

Compartilhamento de aparelho de barbear

Da mãe portadora para o bebê

Procedimentos cirúrgico odontológico sem os devidos cuidados

Compartilhamento de objetos de manicure 

Sexo sem o uso do preservativo{/xtypo_rounded2}