Os órgãos que atuam na área do trânsito estão, desde quinta-feira, 19, realizando uma exposição na sede da Companhia de Trânsito (Ciatran). O evento é aberto ao público e tem como meta mostrar o papel de cada instituição na tarefa de cuidar das ruas e estradas e como estes órgãos estão diretamente ligados.
“Nossa principal meta é mostrar à sociedade a tarefa de cada órgão, explicar como funciona o sistema de trânsito, suas complexidades e as regras que podem ajudar a diminuir os acidentes e acabar com as mortes no trânsito”, explica o comandante da Ciatran, major Márcio Alves.
Além de do Detran e da Ciatran, estão com trabalho exposto a Polícia Rodoviária, o Juizado de Trânsito, a Rbtrans, o Sest/Senat e o Corpo de Bombeiros, com demonstrações de salvamento.
A exposição é visitada, principalmente, por alunos do 3º ano do ensino médio das escolas de Rio Branco. Os estudantes são recebidos com uma pequena palestra explicando o sistema e motivo da exposição, depois passam pelos estandes obtendo explicações sobre a função de cada um e participando ativamente, como no uso do bafômetro.
“É muito legal conhecer esses órgãos que trabalham com o trânsito e poder entender como podemos ajudar para não acontecer acidentes. Fiz o teste do bafômetro e achei interessante o funcionamento dele”, diz a estudante Fernanda Souza da escola José Rodrigues Leite.
A exposição fica até o dia 25, próxima quarta-feira, e faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, que visa sensibilizar a sociedade para os riscos que a direção de veículos sem cuidados pode trazer. “Estamos trabalhando para envolver o máximo de pessoas nessa luta, porque acreditamos que trânsito seguro é garantia de vida”, disse a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.