Exposição “Arte, Mito e Meio Ambiente” narra histórias sobre o universo da cultura indígena

 

Esculturas que narram os mitos indígenas chamam à atenção do público (Foto: Val Fernandes/FEM)

Esculturas que narram os mitos indígenas chamam à atenção do público (Foto: Val Fernandes/FEM)

Os diferentes olhares sobre a cultura indígena na exposição “Arte, Mito e Meio Ambiente”. A mostra traz oito desenhos, que estarão expostos no hall e fachada principal da Biblioteca Pública, no centro de Rio Branco, até o dia 30 deste mês. Katia Hushahu Yawanawa, Jaime Manchineri, Moises  Piyãnko Ashaninka, Aldemir Luis Mateus Kaxinawa e Arinilton são os autores das obras.  Esculturas sobre os mitos indígenas compõem o projeto artístico.

 

A mostra encerra a programação de atividades da quarta edição do Abril no Acre Indígena. Ela foi concebida com o propósito da ocupação de espaços para visibilizar a arte produzida pelos  professores, artistas e agentes agroflorestais indígenas. “Esse rico universo cultural precisa ser visto. É preciso ser colocado em evidência o que eles fazem de bom. É importante mostrar nos vários espaços da cidade para que o público conheça essa rica cultura”, disse a antropóloga Malu Uchoa, da Comissão Pró-Índio.

Desenho de Katia Hushahu Yawanawa retrata a cosmovisão espiritual do universo feminino (Foto: Val Fernandes/FEM)

Desenho de Katia Hushahu Yawanawa retrata a cosmovisão espiritual do universo feminino (Foto: Val Fernandes/FEM)

Cosmovisão – Os desenhos narram a cosmovisão espiritual feminina; as diferentes perspectivas do mundo indígena, como eles se relacionam com a floresta. “Essas visões materializadas contam histórias dos povos  indígenas, como eles se relacionam com a floresta. Uma ideia simples que para nós é um privilégio”, comentou Joaquim Taska Yawanawa, liderança indígena, um dos incentivadores do projeto.

O projeto é uma realização da Comissão Pró-Índio (Cpi/Ac), Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac) e Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC), em parceria com o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

“Possibilitar com que obras artísticas sejam expostas em espaços abertos, trazer para as ruas, faz parte do programa Cultura e Comunidade da FEM. Esses espaços são de conhecimento e interação direta com o público, onde circulam muitas pessoas. A exposição traz a cultura indígena tão rica e importante na nossa formação, e que precisa ser vista”, disse Francis Mary Alves de Lima, presidente da FEM.

Serviço

O que? Exposição “Arte, Mito e Meio Ambiente”

Quando? Até 30 de maio de 2013

Onde? Fachada principal da Biblioteca Pública – Avenida Getúlio Vargas – Centro

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter