Se a expectativa dos alunos do Curso de Design, realizado pelo governo do Acre em parceria com o Poli.Design de Milão, era ver o resultado do trabalho, a exposição “Acre, Made in Amazonia”, bem aceito no Italia S/A – Festival de Economia Criativa, eles conseguiram. Na tarde de terça-feira, as portas do Lounge Bienal foram abertas e os visitantes mostraram interesse e não pouparam elogios ao trabalho.
E realmente a ansiedade é grande para quem participou do projeto e está em Rio Branco. Um dos participantes do curso, Wennei Filgueira, 23 anos, conta que só em imaginar que os produtos que fizeram estão sendo expostos no evento, é uma grande honra e motivo de muita alegria. “Foi muito bom participar, pois o Acre nunca tinha tido um curso desse nível. Até então eu não tinha aprendido nada em relação a design de móveis”, comenta.
E para quem também estuda Design, como é o caso da paulista, Ester Nogara, 40, que também é formada em administração, o Acre apresenta novidades e mostra o quanto os profissionais da área podem aprender com outras regiões. “O primeiro despertar que ela causou em mim foi o de conhecer o Acre. Fiquei curiosa em ver essas referências lindas, traduzidas nesses móveis, com essas inspirações. Fiquei encantada com esses móveis que traduzem símbolos indígenas, as ondas do rio, a marca na madeira imitando a marca da água nas palafitas. É encantador esse trabalho”, diz Ester.
Já o casal, Fernanda Ecguya, 29 anos, produtora cultural e o químico ambiental, Gustavo Nogara, 24, a exposição conseguiu traduzir principalmente a riqueza natural e cultural, por meio das peças expostas. “É muito importante buscar uma identidade para as construções artísticas culturais e a arquitetura não se diferencia dela. E tanta riqueza natural como o Acre merece ser valorizada. O estado conseguiu mostrar isso”, comenta Fernanda. Gustavo diz que ficou surpreso “com o que conseguiram passar para os móveis. O Acre tem uma riqueza muito grande em diversidade de madeira. Um potencial enorme”.
Como a própria curadora da exposição, a primeira dama Marlúcia Cândida explica a participação do Acre no evento. “É a continuidade da parceria com a Itália. É uma grande oportunidade de mostrarmos o fruto desse trabalho, e estimular novas oportunidades de negócio, e também um estímulo aos profissionais do estado, no melhoramento de seus produtos”. Curso e exposição – o Curso de Design feito pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, em parceria com o Poli.Design de Milão, com o apoio do Sebrae, CNI, BID e Fieac, e coordenado pelos designers Emmanuel Gallina (França), Bernardo Senna (Brasil), Eugenia Chiara (Itália) e pelo técnico industrial Sergio Frison (Itália).
Serviço – O Italia SA acontece até o dia 7, das 14 às 20 horas, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Loungue das Artes da Bienal, Ibirapuera – São Paulo.