Expoacre promove imersão por meio da Educação Ambiental com gincana para crianças e famílias

Uma tarde repleta de atividades junto à natureza, proporcionando um contato direto de crianças, adolescentes e pais com o meio ambiente. Esse foi o objetivo das equipes de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), dos Escoteiros do Brasil – Região Acre, do Grupo Escoteiro Leôncio de Carvalho e de parceiros neste sábado, 5, durante a Expoacre.

Educação ambiental promove tarde de atividades na Expoacre. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Com uma programação que incluiu uma gincana ambiental, atividades na trilha escoteira, visita à vitrine tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma mini palestra com técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o Prevfogo, uma visita ao Planetário do Instituto Federal do Acre (Ifac), uma visita ao mini jardim da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e uma palestra de conscientização pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o grupo mergulhou em uma experiência de conscientização ambiental.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, explicou que a penúltima noite da Expoacre foi dedicada especialmente às crianças, aos jovens e aos pais para atividades voltadas à conscientização ambiental.

“O governo, através da Semapi e do Imac, uniu forças com parceiros como o Ibama e os Escoteiros ‘Lobinhos’ para proporcionar um dia repleto de atividades. As crianças aprenderam brincando. O mascote do Ibama, o Labareda [um tamanduá] foi a atração principal, trazendo à tona a realidade de um dos animais mais afetados pelas queimadas. Foi um dia lindo e cheio de sorrisos felizes”, destacou a secretária.

Crianças participaram de várias atividades. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

A superintendente substituta do Ibama, Melissa de Oliveira Machado, destacou a parceria com a Semapi e outros órgãos, ressaltando a importância de desenvolver a consciência ambiental desde a infância: “Essa atividade de educação ambiental realizada na Expoacre com os Escoteiros foi excelente. Realizamos atividades nas quais as crianças aprenderam muito sobre o meio ambiente e conscientização. Os Escoteiros já têm uma forte conexão com o cuidado ambiental, então foi divertido, alegre e educativo. O mascote do Ibama, o Labareda, esteve presente e trouxe diversão às crianças. Andamos de trenzinho e foi maravilhoso. Agradeço à Semapi pela parceria”

Cristiely estava com o filho de 8 anos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Cristiely Moreira é mãe do pequeno Nicolas Moreira, de 8 anos, e ressaltou como o trabalho dos Escoteiros promove sabedoria e respeito pela natureza.

“Os Escoteiros ensinam as crianças a se tornarem pessoas melhores. Eles abraçam as crianças e incentivam uma visão mais positiva do mundo. A atividade promovida pela Semapi só contribui para desenvolver o cuidado das crianças com a natureza.”

Grupo participou de várias atividades. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Nazaré Fragoso também levou sua filha Cecília Fragoso, de 8 anos, e afirmou que a atividade é muito importante para o desenvolvimento das crianças.

“Achei excelente. Visitamos a Semai, o Ibama, aprendemos sobre crimes ambientais, conhecemos o plantio de milho e girassol, e ainda fomos até a trilha dos Escoteiros, onde as crianças se divertiram muito.” Cecília concordou com a mãe: “Aprendi sobre educação ambiental, andei de trenzinho e adorei a trilha.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter