Expoacre Juruá movimenta o turismo e a economia local de Cruzeiro do Sul

Com a aproximação da 18ª edição da Expoacre Juruá, Cruzeiro do Sul, a segunda cidade mais populosa do Acre, vivencia um aumento no turismo, motivada pela grande feira de agronegócios e entretenimento. Promovido pelo governo do Acre, o evento se consolidou na região e tem proporcionado um impulso significativo para a economia local, com a lotação da rede hoteleira, movimentando restaurantes, mercados e lojas.

Evento promovido pelo governo do Acre busca levar entretenimento e fomento à economia local. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com a realização da Expoacre Juruá, a procura por hospedagem atingiu altos níveis de procura. A rede hoteleira teve suas ocupações esgotadas semanas antes do evento, levando muitos visitantes a buscar alternativas de hospedagem, como pousadas e acomodações locais. 

Em Cruzeiro do Sul, por volta de 600 quartos de hotéis encontram-se em lotação máxima durante o período da Expoacre Juruá. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além das hospedagens, o setor de alimentação e o comércio em geral receberam  um expressivo aumento na demanda usual, um fato observado pelo titular da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Marcelo Messias. 

O secretário acompanhou os preparativos finais de perto e afirmou: “O governo do Acre prepara a Expoacre Juruá com muita felicidade em ver a economia local estimulada, motivada pela grande feira, para onde famílias e trabalhadores de diversas regiões do estado são atraídos”.

“Estamos muito contentes com os resultados obtidos. A feira está muito atrativa e bem organizada, operando de maneira plena, movimentando a economia e o turismo na região do Juruá”, observa Messias. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Orgulho e pertencimento

O sucesso da Expoacre Juruá não só fortalece a economia local, mas também reforça o espírito comunitário da região. O evento proporciona uma plataforma para agricultores, pecuaristas e empresários locais mostrarem sua produção e serviços, promovendo um senso de orgulho e pertencimento na população.

Steifen Lima, funcionário da Loja Monte Sinai, localizada no centro de Cruzeiro do Sul, relatou o aumento na procura de itens como chapéus e botas, vestuário comumente usado durante a Expoacre.

Animado com a crescente procura da loja em que trabalha como gerente, Steifen também se diz ansioso para conferir algumas atrações da feira de agronegócios, como o rodeio. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Ainda no coração de Cruzeiro do Sul, a loja de produtos regionais Albanizio e Ana conta com o carisma de Ana Rebouças e uma infinidade de produtos marcantes da gastronomia cruzeirense. Rodeada de biscoitos de goma, açúcar mascavo e variedades de farinha, a comerciante destaca: “É maravilhoso contar com o aquecimento no mercado que a Expoacre Juruá promove. Sentimos uma melhora no movimento em toda a cidade”.

Ana destaca o Novenário de Nossa Senhora da Glória como outro importante evento do calendário do município: “Assim como a Expoacre Juruá, esse evento mobiliza pessoas de diversos municípios e ficamos gratos com a melhora econômica”. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além do impacto direto no comércio e na hotelaria, a Expoacre Juruá tem servido como um catalisador para o turismo local em geral. A região, conhecida por sua beleza natural e rica herança cultural, tem atraído um número significativamente maior de visitantes. Pontos turísticos locais estão recebendo atenção renovada, à medida que os turistas estendem sua estadia para explorar o que o Juruá tem a oferecer.

Maria Lindomar Peixoto é uma dos muitos turistas encontrados em Cruzeiro do Sul no período da Expoacre Juruá. Nascida no município e atualmente residindo em Rio Branco, ela relata: “A sensação de estar aqui é inexplicável. É a minha terra natal, o meu lar, então sempre é bom retornar. Vim aqui com minha filha para espairecer, reencontrar entes queridos e criar esses momentos de felicidade”.

Maria (à direita) mora em Rio Branco há 27 anos, mas sempre volta a Cruzeiro do Sul para reencontrar familiares e desfrutar das belezas naturais. Foto: Marcos Vicentti/Secom

À medida que a Expoacre Juruá continua a atrair multidões e a impulsionar o turismo local, a região do Juruá prova ser um destino que vai muito além de suas fronteiras geográficas. Com seu encanto singular e hospitalidade calorosa, o Juruá trilha um caminho de consolidação como um local de destaque no cenário turístico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter