A Expoacre Juruá 2012 começou no último domingo após uma tarde de chuva forte. Maior, mais organizada e com mais atrações, a feira deve atrair milhares de pessoas ao espaço de 100 mil metros quadrados, montado no estacionamento da Arena da Juruá, em Cruzeiro do Sul. O primeiro diferencial deste ano é a duração da festa, que teve início domingo, dia 2, e se estende até o próximo sábado, 8.
O governador Tião Viana e a primeira-dama, Marlúcia Cândida, prestigiaram o primeiro dia da Expoacrea Juruá e deixaram um convite às famílias, para que possam visitar a exposição. Tião Viana também lançou o Laboratório de Processamento de Pescado, em parceria com o Instituto Federal de Educação do Acre (Ifac). O veículo, equipado para auxiliar produtores rurais sobre as técnicas adequadas de manejo e processamento do peixe, de acordo com as padrões exigidos pela indústria e pelo mercado consumidor cada vez mais exigente, custou R$ 300 mil e Rio Branco também terá uma unidade.
“O laboratório vai colaborar com o processo de capacitação dos produtores, dentro desse projeto de expansão da cidadania e do desenvolvimento social. Esse laboratório de processamento de pescado vai ser levado para as comunidades, para que possam aprender. Estamos realizando sonhos de acreanos que estavam às margens das políticas sociais e agora estão inseridos numa perspectiva de crescimento, de geração de renda e qualidade de vida. O Ifac é parceiro do governo do Estado por acreditar que essa mudança é possível”, disse o reitor da instituição, Breno Carrillo.
Para o secretário de Produção, Lourival Marques, desenvolver uma economia rural tem sido um desafio posto pelo governador Tião Viana. “É desafiador, mas é um trabalho que compensa pelos resultados. Aqui temos a mecanização aliada ao calcário, o programa de piscicultura e outras ações de governo. E a feira é para mostrar o que o Juruá produz”, disse o secretário.
Edvaldo Magalhães, secretário de Desenvolvimento Florestal, Indústria e Comércio, ressaltou a importância da tecnologia para a produção. “Para produzir o peixe é preciso ter tecnologia, e por isso o governo do Estado está investindo no que há de mais moderno para a fábrica de ração: os laboratórios de alevinagem e o frigorífico”, disse.
A cadeia produtiva da piscicultura deve envolver, segundo o governador Tião Viana, 16 mil famílias em todo o Estado. “Cruzeiro do Sul vive a maior oportunidade de desenvolvimento da sua história, com linhas de crédito e incentivos. O Ifac é um grande parceiro neste caminho. Quero que Cruzeiro do Sul se consolide como um polo industrial no Juruá”, disse o governador.
Tião Viana também visitou o Espaço Indústria, que conta com 34 expositores, e o Espaço Moveleiro, com 12 participantes. A Expoacre Juruá é uma realização do governo do Estado com o Sebrae. A abertura contou com show da banda Swing da Mata, e nesta segunda-feira, 3, o cantor Amado Batista promete levar uma multidão ao evento.
Galeria de imagens