Expoacre 2008

Governador apresenta marca e detalhes da feira que é maior a cada ano

 

binhoexpo_2_900.jpg

Binho Marques fala na apresentação da logomarca e detalhamento do grande evento da economia sustentável do Acre. (Foto Sérgio Vale / Secom)

binhoexpo_.jpg

Várias autoridades marcaram presença na apresentação da Expoacre 2008 (Foto Sérgio Vale / Secom)

O governador Binho Marques apresentou nesta sexta-feira, 18, a logomarca e os detalhes da Expoacre 2008 – Mostra de Oportunidades. A feira está sendo realizada em parceria com o Sebrae e várias instituições, as quais se fizeram representar no café da manhã oferecido à imprensa para apresentação do evento que não pára de crescer. Estiveram presentes a presidente do Tribunal de Justiça, Isaura Maia, o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, a deputada federal Perpétua Almeida; o superintendente do Sebrae, Orlando Sabino, entre líderes de organizações de trabalhadores e empresarais, e representantes de órgãos do Governo e da Prefeitura de Rio Branco.

Este ano, por exemplo, o espaço disponibilizado é 15% maior que o de 2007, que havia sido ampliado em 25%. "Ou seja: temos 50 mil metros quadrados de área a mais que nas edições passadas", disse o secretário de Agricultura e Pecuária, Mauro Ribeiro, um dos organizadores da exposição. 

"Aqui é um lugar de alegria e lazer, mas também de negócios", disse o governador Binho Marques. "Todos nós temos orgulho de ver que essa feira tem crescido." Neste ano, anunciou ele, serão apresentadas várias novidades como espaços definidos de projetos sustentáveis de comércio, agropecuária e indústria. 

Durante a solenidade de apresentação da Expoacre 2008, o superintendente do Sebrae no Acre, Orlando Sabino, expôs ao público presente os produtos e serviços que o Sebrae apresentará aos visitantes da Expoacre 2008, ferramentas que auxiliam o empreendedor a sentir-se mais seguro na hora de gerenciar seu negócio de pensar estratégias para abrir as portas de um novo empreendimento.

O Espaço Institucional, que estará localizado na região de bancos e imprensa no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, terá três pontos de atendimento personalizados onde os visitantes poderão sentir-se confortáveis para consultar e simular seu Perfil Empreendedor, adquirir literatura especifica para abertura ou gerenciamento de seu negócio, participar da Videoteca em uma sala confortável vedada ao som externo, inserir sua empresa dentro do Sistema Bolsa de Negócios Sebrae e poder consultar, através da Bússola, a mais nova tecnologia disponibilizada pelo Sebrae aos empreendedores, onde implantar o seu negocio, visualizando através do computador a localização de seus concorrentes, por exemplo.

A Bússola

É uma poderosa ferramenta resultado de um mapeamento de pessoas jurídicas nos maiores municípios do país, por meio de um sistema de georreferenciamento, podendo ser utilizada em diversas áreas, parâmetros e dados. No Brasil, a ferramenta abrange 1.061 municípios, contemplando dados geográficos, econômicos e populacionais, entre outros.

 
A base de dados da ferramenta utiliza informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Fundação Getúlio Vargas (FVG), do Ministério do Trabalho e Emprego e da Receita Federal do Brasil. 
 
A Bússola vem para amparar o processo de tomada de decisões das pessoas que pretendem abrir um pequeno negócio, reduzindo ao máximo possível os riscos. No Sebrae, os consultores estão preparados para fazer uso da ferramenta e, assim, prestar uma consultoria mais completa aos empreendedores.

 
Biblioteca Sebrae na Expoacre

A biblioteca do Sebrae cumpre o papel fundamental de apoio à tomada de decisões com o fornecimento de informações seguras e atualizadas. Nela, o empreendedor encontrará livros, revistas, fitas de vídeo, publicações especializadas e serviços de informação como pesquisa bibliográfica.  
 
O Sebrae aposta na disseminação do conhecimento como o principal caminho para promover a competitividade das micro e pequenas empresas. São vários os canais utilizados pelo Sebrae para dar vazão a informações sobre empreendedorismo, e sua rede bibliotecas pode ser considera a mais tradicional, pois o acompanha desde os seus primeiros anos de formação.

 
A biblioteca do Sebrae, também conhecida como Centros de Documentação e Informação (CDI), atende os clientes no fornecimento de livros, revistas, artigos de periódicos e fitas de vídeo em diversas áreas do conhecimento, como Administração de Empresas, Marketing, Vendas, Atendimento ao Cliente, Qualidade  
Franquias, Recursos Humanos, Agronegócios e Empreendedorismo

Na Expoacre 2008 os visitantes poderão contar ainda com um profissional da informação capaz de realizar um serviço de referência, cujo objetivo é dar orientação e apoio quanto ao uso dos recursos informacionais existentes, auxiliar na definição de estratégias de pesquisa, recuperação de informação em bases de dados, internet ou outros suportes, auxiliar também nos levantamentos bibliográficos e localização física das publicações.